O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens constantes na política de seção e nas diretrizes aos autores. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • As URLs para as referências devem ser informadas.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e estar adequado ao template disponibilizado no site.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

A revista recebe em regime de fluxo contínuo artigos científicos de autores vinculados a instituições de ensino superior, com titulação mínima de Doutor (mestrandos e doutorandos somente em coautoria). Os textos devem tratar de temas/abordagens teórico-metodológicas relacionadas  à Folkcomunicação, retratando resultados (parciais ou finais) de pesquisas empíricas ou reflexões conceituais. A Revista Internacional de Folkcomunicação também aceita resenhas, entrevistas e ensaios fotográficos de pesquisadores ou pós-graduandos que estejam cursando, no mínimo, o Mestrado.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista.

Diretrizes para autores:
A RIF aceita colaborações nos seguintes formatos:
-Artigo (template): texto entre 30 mil e 42 mil caracteres (formato válido para artigos gerais e artigos publicados nos dossiês temáticos)
-Entrevista (template): texto entre 15 mil e 25 mil caracteres, com foto do(a) entrevistado(a)
-Resenha/crítica (template): de livro, filme ou disco relativo à cultura popular e/ou à folkcomunicação, entre 8 mil e 15 mil caracteres. Os textos devem trazer todas as informações da obra apresentada em forma de ficha técnica.
-Ensaio Fotográfico (template): sobre temas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular. Texto de apresentação (tamanho entre 3 mil e 5 mil caracteres) acompanhado de 10 a 15 fotos com as respectivas legendas e créditos das imagens.

Estrutura dos trabalhos para publicação: 
- Todos os trabalhos enviados para publicação na RIF devem adotar o formato em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 e seguir as normas de formatação textual da ABNT.
- Os trabalhos devem ter uma breve apresentação curricular do autor e coautor (de até três linhas) e e-mail para contato.
- Os artigos devem conter título, resumo (entre 7 e 10 linhas) e palavras-chave (de três a cinco palavras), em português e inglês.
- Os trabalhos devem ser submetidos diretamente pelo sistema eletrônico da Revista, disponível no endereço http://www.revistas.uepg.br.
- A Revista publica artigos em português, inglês e espanhol.
- As resenhas de publicações voltadas aos estudos folkcomunicacionais devem trazer todas as informações do livro apresentado (título, subtítulo, editora, cidade, ano, número de páginas, nome completo do autor, etc). 
- Os textos da seção Resenhas & Críticas devem trazer ao final a ficha técnica completa da obra. 
- Ao obter parecer favorável à publicação, o autor cede automaticamente os direitos autorais de publicação do texto (sem qualquer custo à Revista Internacional de Folkcomunicação). 
- Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis peloConselho Editorial e pelos editores da Revista.

Itens de verificação para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens constantes na política de seção e nas diretrizes aos autores. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Toda contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Aceita-se, contudo, artigos publicados em anais de eventos científicos, que devem trazer a devida identificação em nota de rodapé. 

Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Processo de Avaliação por Pares
Os artigos serão analisados por dois membros da Comissão Editorial e/ou pareceristas externos, nacionais ou estrangeiros, em sistema de avaliação às cegas. Para tanto, os artigos devem ser enviados sem indicação de autoria ou qualquer informação relacionada à instituição de ensino de vinculação. Caso o trabalho receba apenas um parecer negativo, o mesmo será encaminhado a um terceiro avaliador. Aos pareceristas é reservada a liberdade para aprovar, reprovar ou solicitar alterações conforme suas análises. A publicação se dará após recomendação de publicação do trabalho por dois avaliadores. Os critérios de avaliação constam no formulário on-line da Revista e compreendem: 1) adequação ao campo temático da revista; 2) originalidade da abordagem; 3) explicitação das bases teórico-metodológicas do trabalho; 3) utilização correta e atualizada da bibliografia; 5) explicitação dos resultados da pesquisa e da discussão proposta; 6) qualidade redacional, coerência textual e adequação às normas técnicas internacionais para trabalhos científicos. Em caso de solicitação de alterações, os autores terão prazo estipulado para a nova análise e, se forem contempladas as mudanças, o artigo será publicado. Ao submeter trabalho à Revista, o(a) autor(a) assume o compromisso ético com a originalidade científico-intelectual do artigo. Caso seja identificado plágio ou autoplágio, o artigo será rejeitado. Cabe ao Conselho Editorial da Revista a emissão de pareceres sobre a publicação de todos os trabalhos enviados à Revista Internacional de Folkcomunicação, garantindo o anonimato dos autores e a adequação do conteúdo aos estudos de folkcomunicação. O tempo médio de avaliação dos artigos e divulgação do parecer final aos autores é de seis meses.

ARTIGOS E ENSAIOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.