UM BANCO DE DADOS ORIENTADO AO OBJETO APLICADO AO PROCESSO INDUSTRIAL DE REFRIGERAÇÃO POR AMÔNIA (NH3). Doi: 10.5212/Publ.Exatas.v.16i1.0002

Autores

  • Paulo Costa de Oliveira Filho UNICENTRO
  • Flávio Gomes de Oliveira Neto UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio.v16i01.1247

Palavras-chave:

Amônia, espacialização de processo industrial, refrigeração industrial, sistema de informações geográficas

Resumo

O presente trabalho trata da implementação de um modelo de dados protótipo, visando à espacialização de um fluxograma de processo industrial de refrigeração por amônia e à sua associação a informações do banco de dados. O fluxograma de instalação frigorífica foi elaborado em um sistema CAD e adaptado e simplificado para posterior conversão para ambiente de sistema de informações georreferenciadas. Foram associados atributos inerentes aos componentes do processo e elaborados alguns exemplos aplicativos de consultas ao banco de dados e seus respectivos resultados espaciais. O sistema implementado demonstrou bons resultados em sua operacionalidade, que podem auxiliar a tomada de decisão de  gestores industriais. Pode ser utilizado para  o monitoramento e treinamentos nos  quais é importante a visualização do lay-out ao mesmo tempo em que se consulta o banco de dados.

 

Palavras-Chave: Amônia. Espacialização de processo industrial. Refrigeração industrial. Sistema de informações geográficas.

Biografia do Autor

Paulo Costa de Oliveira Filho, UNICENTRO

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Ciências Florestais aplicado ao sensoriamento remoto aerotransportado pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Ciências Florestais aplicado a Sistema de Informações Geográficas pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é Professor Adjunto D do Departamento de Engenharia Ambiental e Profesor Permanente do Mestrado em Ciências Florestais da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO-PR. Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas aplicados ao Meio Ambiente Rural e Urbano, Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental, Manejo Florestal e Silvicultura de Precisão.

Flávio Gomes de Oliveira Neto, UNICENTRO

Engenheiro Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO_PR
Planta de Setores da Indústria

Downloads

Publicado

2010-11-22

Edição

Seção

Artigos