Retrato social das famílias de crianças e adolescentes em medida de acolhimento institucional (Social portrait of the families of children and adolescents in the process of institutional kind)

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Lindamar Alves Faermann
Marcela Carla da Silva

Resumo

A discussão em tela demonstra a intrínseca relação entre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes e as condições de vida de suas famílias, apresentando, por meio de dados teóricos e institucionais, que a desigualdade social e as lacunas no âmbito da proteção são as principais razões para a aplicação dessa medida. Nesses termos, foram analisados os reflexos negativos do descumprimento das políticas públicas no cotidiano de vida de famílias em situação de vulnerabilidade, a fim de evidenciar o quanto tal omissão reflete nas suas relações familiares e viola os direitos sociais de seus membros, em especial o direito da criança e do adolescente quanto ao convívio familiar e comunitário. Para a realização deste artigo, utilizou-se a pesquisa documental com base nos registros das famílias atendidas entre os anos de 2013 a 2016 em uma Instituição situada no Vale do Paraíba Paulista que presta serviço de acolhimento conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. O estudo ainda articulou a pesquisa bibliográfica, tendo em vista o aprofundamento da temática abordada, oferecendo contribuições significativas acerca do objeto investigado

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Como Citar
FAERMANN, L. A.; SILVA, M. C. da. Retrato social das famílias de crianças e adolescentes em medida de acolhimento institucional (Social portrait of the families of children and adolescents in the process of institutional kind). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 20, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.20.2013573.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/13573. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lindamar Alves Faermann, Universidade de Taubaté - Brasil

Possui doutorado e mestrado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Serviço Social pela Universidade de Taubaté. Professora da Universidade de Taubaté. E-mail: lindafaermann@yahoo.com.br.

 

Marcela Carla da Silva, Universidade de Taubaté

Assistente Social, graduada pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2008). Pós-graduada em Políticas Sociais e Trabalho Social com Famílias (2008) pela Universidade de Taubaté-SP. Trabalha em uma unidade de acolhimento institucional de crianças e adolescentes de um Município do Vale do Paraíba Paulista. E-mail: marcelacarladasilva@gmail.com

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