Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)

Conteúdo do artigo principal

Berenice dos Anjos Miranda
http://orcid.org/0000-0003-1737-0334
Fernando Guimarães Oliveira da Silva
http://orcid.org/0000-0002-5428-2870

Resumo

Resumo: A partir da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, a proteção social assume um caráter interdisciplinar sobre intervenções com famílias e seus/suas membros em situações de riscos e vulnerabilidades sociais. Este estudo é proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, abordada pela perspectiva qualitativa com recursos da pesquisa documental e com a aplicação de um questionário para dar suporte ao estudo de caso em um dos onze municípios pesquisados na microrregião de Andradina, situados no Oeste do Estado de São Paulo. Os apontamentos conclusivos nos retornaram possíveis truncamentos entre aquilo que é especificidade da Pedagogia e as práticas que são direcionadas pelas Orientações técnicas do CRAS para ações dos/das Técnicos/as de Referência das famílias.

Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social.

Abstract: From the institutionalization of the Unified System of Social Assistance (SUAS) in Brazil, social protection assumes an interdisciplinary character in the interventions with families and their members in situations of risks and social vulnerabilities. This study is a work of conclusion of course of Degree in Pedagogy, approached by the qualitative perspective with documentary research resources and with the application of a questionnaire to support the case study in one of the eleven municipalities surveyed in the Andradina microregion, located in the west of the São Paulo State. The concluding remarks have given us possible truncations between what is specificity of Pedagogy and the practices that are directed by the CRAS Technical Guidelines for actions of the Reference Technician of families.

Keywords: Social Pedagogy. Non-formal Education. Social Assistence.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MIRANDA, B. dos A.; SILVA, F. G. O. da. Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 17, n. 1, p. 74–89, 2017. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.17i1.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9681. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Berenice dos Anjos Miranda, Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS)

Pedagoga pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS). Educadora Social do Projeto Espaço Amigo junto à Prefeitura Municipal de Itapura/SP.

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM). Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS (AEMS) e Coordenador do CRAS junto à Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP.