Ética em pesquisas e publicação, conflitos de interesses e política antiplágio.

 

- A Revista Emancipação é um periódico publicado pelo Departamento de Serviço Social e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná – Brasil. A Emancipação se compromete com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados, bem como com o processo de avaliação e de publicação.

- Os editores, comitê de gestão editorial, conselho editorial, editores de seção, avaliadores ad hoc, equipe editorial e demais membros envolvidos diretamente com a Emancipação se compromete em seguir os preceitos éticos abaixo elencados. Da mesma forma, os autores e autoras ao submeterem seus textos à Emancipação concordam tacitamente em seguir estas orientações.

 

1) Orientações e normativas sobre ética e integridade em pesquisa utilizadas pela Emancipação.

a) Diretrizes de Pesquisa do CNPq: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/diretrizes

b) Declaração de Singapura sobre integridade em pesquisa: https://wcrif.org/statement versão em português disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582010000300008 (FONTE: Declaração de Singapura sobre integridade em pesquisa. Dados, Rio de Janeiro , v. 53, n. 3, 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582010000300008&lng=en&nrm=iso>. Accesso em 17 Ago. 2020.)

c) Observar as Resoluções Resolução 466/2012/CNS/MS (Ética da pesquisa com seres humanos) e Resolução 510/2016/CN/MS.(Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais).

d) Os artigos de autores no Brasil que envolverem diretamente a pesquisa com populações vulneráveis deverão enviar junto com o manuscrito original, cópia do parecer da Comissão de Ética aprovando a pesquisa. Inserir essa informação no artigo submetido, suprimindo dados que possam levar a identificação dos autores. 

e) Os autores devem também considerar os Códigos ou Declarações de Ética de seus respectivos campos de pesquisa ou profissionais quando for o caso.

 

2) Conflitos de interesses :

a) Os autores devem informar potenciais conflitos de interesses que possam influenciar no resultado da pesquisa, sejam de ordem financeira ou pessoal. Sendo obrigatório informar todas as fontes de financiamento e organizações envolvidas.

b) Os revisores não devem considerar a avaliação de textos em que tenham potenciais conflitos de interesse, sejam de ordem competitiva ou de eventuais conexões com autores e autoras ou empresas e instituições relacionadas com o texto.

3) Política de prevenção de plágio

a) Revista Emancipação, após análise prévia quanto a foco, escopo e cumprimento de normas de forma geral, utilizará software de controle de plágio para verificação do artigo. Os autores devem garantir que todas as citações foram corretamente realizadas. Artigos com elevado índice de similaridade e/ou citações incorretas serão recusados. Os demais artigos serão analisados, caso existam questões pontuais os autores deverão corrigir antes de encaminhar aos avaliadores. Sugerimos que os autores verifiquem seus artigos em softwares de detecção de plágio antes da submissão à Emancipação.

b) Conforme as diretrizes, os trabalhos devem ser contribuições originais, trabalhos anteriores dos autores/autoras devem ser citados quando necessários. Caso o texto seja nova versão de trabalho anterior, essa informação deve ser explicita, (ex: texto divulgado em evento científico ou partes de dissertação ou tese). Enfatizamos que o texto deve configurar uma versão nova e/ou aprimorada do texto.