O direito e suas violações no capitalismo globalizado e seus desdobramentos para democracia e a cidadania (The right and violations in capitalism anda developments globalized its for democracy and citizenship)

  • Rosilene Marques Sobrinho de França Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Maria D'Alva Macedo Ferreira Universidade Federal do Piauí - UFPI
Palavras-chave: Estado capitalista, Globalização, Direito e Cidadania

Resumo

Resumo: Fazendo uma abordagem da temática como contraface de uma mesma moeda: o direito e a sua negação, o artigo com o tema “O direito e suas violações no capitalismo globalizado” examina como os conteúdos do direito e seus contextos violadores se apresentam junto aos indivíduos na sua relação com o Estado e o com o mercado no capitalismo globalizado. Com base em estudo bibliográfico e documental, faz uma abordagem descritiva e analítica fundamentada nas categorias liberdade, participação, discursividade e dialogicidade presentes no pensamento arendtiano - construídos nos espaços de aparência e comum – e habermasiano - no mundo da vida, na sociedade civil e na esfera pública, como pressupostos necessários à legitimidade democrática. Tomando-se como referência a realidade social de crianças e adolescentes, o texto mostra que, na atual fase do capitalismo, as violações aos direitos formam conteúdos e contextos que perpassam uma relação entre o público e o privado, o local e o global o que remete à necessidade do fortalecimento dos mecanismos comunicativos, participativos e dialógicos com vistas à manutenção de um fluxo de circulação de poder, capaz de coadunar-se com os conteúdos da democracia e da cidadania que fundamenta este modelo de Estado e de sociedade.

Biografia do Autor

Rosilene Marques Sobrinho de França, Universidade Federal do Piauí - UFPI
Doutoranda em Políticas Públicas (UFPI), Graduada em Direito e Licenciada em História, especialista em Direito e Processo Civil (UCDB-MG), História do Brasil (FIJ/RJ) e em Gestão de Cidades (FGV-RJ).
Maria D'Alva Macedo Ferreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI
Profª. adjunta nível IV do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Membro pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, Adolescência e Juventude e do Núcleo de Pesquisa sobre Questão Social e o Serviço Social.
Publicado
2016-03-30
Como Citar
de FrançaR. M. S., & FerreiraM. D. M. (2016). O direito e suas violações no capitalismo globalizado e seus desdobramentos para democracia e a cidadania (The right and violations in capitalism anda developments globalized its for democracy and citizenship) . Emancipação, 14(2), 173-186. Recuperado de https://revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/5735
Seção
Artigos