O Ensino remoto emergencial e as suas implicações para a formação profissional de Assistentes Sociais: A experiência do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – PR

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Lorena Ferreira Portes
Melissa Ferreira Portes
Evelyn Secco Faquin

Resumo

O artigo tem como objetivo debater os desafios que se colocam ao ensino superior no contexto pandêmico e de ensino remoto emergencial (ERE), partindo da realidade vivenciada na formação graduada presencial em Serviço Social, em uma instituição pública estadual. Foram utilizadas as resoluções e normativas sobre o ERE, aprovadas pelas instâncias colegiadas da Universidade, além de documentos/relatórios produzidos pelo Colegiado do Curso de Serviço Social e Núcleo Docente Estruturante (NDE) em relação ao monitoramento do ERE e do levantamento realizado pela ABEPSS com os cursos de Serviço Social no Brasil. Diante do contexto, pode-se afirmar que a pandemia agravou a precarização já vivenciada e abriu espaço para instalação massiva do ensino a distância. O curso de Serviço Social teve que seguir orientações instituições e aderir ao ensino remoto emergencial, enquanto única possibilidade de manter sua direção de defesa da vida. A partir dos dados levantados, evidencia-se que houve implicações diretas no trabalho docente, na organização das atividades acadêmicas e na condição de vida e saúde mental dos discentes.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PORTES, L. F.; FERREIRA PORTES, M. .; SECCO FAQUIN, E. O Ensino remoto emergencial e as suas implicações para a formação profissional de Assistentes Sociais: A experiência do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – PR. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 21, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118186.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18186. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Práticas profissionais no âmbito das políticas sociais na Pandemia do COVID-19
Biografia do Autor

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina - PR

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: lorenafportes@gmail.com.

Melissa Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina - PR

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: melissaportes2010@gmail.com.

Evelyn Secco Faquin, Universidade Estadual de Londrina - PR

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: evelynseccofaquin@gmail.com.

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