O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é ORIGINAL e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    La contribución es original e inédita, y no está siendo evaluada para su publicación por otra revista; de lo contrario, debe estar justificada en "Comentarios al editor."

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

    El archivo de presentación está en formato Microsoft Word, OpenOffice o RTF (siempre que no excedan de 2 MB).

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

    Las URL de las referencias fueron informadas cuando fue necesario

  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    El texto está en espacio simple; utiliza una fuente de 12 puntos; emplea cursiva, en vez de subrayado (exceptuando las direcciones URL); las figuras y tablas se insertan en el texto, no al final del documento como anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    El texto cumple con los requisitos bibliográficos y de estilo indicados en las Normas para Autores en la sección Acerca de la revista.

  • FOI RETIRADA A AUTORIA DO ARQUIVO e da opção propriedades no word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    Fue retirada la autoría del archivo y de la opción propiedades en word (u otro editor de texto), garantizando de esta forma el criterio de confidencialidad de la revista, caso sea sometido a revisión por pares (por ejemplo:. Artículos), de acuerdo con las instrucciones disponibles en la garantía de la evaluación por pares ciegos.  

Diretrizes para Autores

a) Obrigatoriedade de verificar as diretrizes: os autores devem verificar todas as diretrizes antes da submissão, bem como as informações sobre questões éticas constante a final desta página.

b) Texto inédito: O artigo ou resenha deverá ser inédito e representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

c) Formatação: título (centralizado em negrito), os artigos deverão ter, mínimo de 15 e máximo de 25 páginas, letra arial 12, espaçamento simples, margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens inferior e direita de 2,0 cm, em folha formato A4 (210x297mm). As resenhas deverão ter entre 3 e 5 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos. Para dar ênfase no corpo do texto, usar itálico ou negrito, não sublinhar. Não é necessário resumo ou abstract para resenhas.

d) Sequência do texto : Título, título em inglês, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, texto, referências.

e) Redação: Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa e espanhol, mas a revista publicará também textos em francês, inglês. Para textos em língua estrangeira, além do abstract em inglês e do resumo na língua do texto, sugere-se um resumo na língua portuguesa.

f) Título: artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

g) Resumo e palavras chaves: máximo de 15 linhas (150 palavras) e um abstract em inglês com igual teor, contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. Os resumos deverão apresentar pelo menos 3 (três) palavras-chave separadas por ponto. As palavras chaves devem ser diferente de palavras que constam no título.

h) Notas de rodapé: devem ser reduzidas ao mínimo e digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1. As notas não devem ser utilizadas para referências, estas devem ser feitas no corpo do trabalho, entre parênteses, usando o sobrenome do autor, data de publicação e página, no caso de citação direta. Seguir normas da ABNT no ano em vigor.

i) Artigos elaborados a partir de dissertações e teses: é necessário indicar o nome e titulação do orientador no cadastro da Revista; podendo o mesmo constar como coautor do trabalho se preencher os requisitos de autoria constante nestas diretrizes. 

j) Financiamentos: Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

k) Elementos gráficos: As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens deverão ser e legíveis após sua redução as proporções da página, máxima 17x23cm - e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas. Limitar ao necessário o número de figuras. Caso a autoria do elemento gráfico seja do próprio autor seu nome não deve ser mencionado na fonte; a expressão “O(a) autor(a)”/”Os(As) autores (as)”  deve ser colocada como fonte.

m) Revisão final: A revisão final (ortografia; gramática e normatização) após a aprovação é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

n) Referências: As referências deverão seguir as normas da ABNT – podendo utilizar como suporte, o Manual de Normalização Bibliográfica Para Trabalhos Científicos da UEPG, disponível em http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/901/LIVRO_ManualNormaliza%C3%A7%C3%A3o%283-ed_rev.-atual-2017%29.pdf?sequence=4 . Para urls de textos on-line muito longas sugerimos aos autores utilizar um aplicativo encurtador de urls.

o) Financiamento do periódico: A Emancipação é editada com recursos do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e da Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e o apoio de outros setores desta universidade. Também poderá ter apoio através da contemplação de editais de agências de fomento cientifico.

p) Taxas: Não há cobraça de taxas pelo processamento e publicação de artigos ou resenhas.

o) Procedimentos éticos: os autores devem seguir os procedimentos éticos em pesquisa que estão elencados logo após as diretrizes. Tendo especial atenção a pesquisa realizada diretamente com populações vulneráveis e seguir a legislação vigente. Neste caso, os autores do Brasil devem enviar junto com o artigo cópia do parecer do comitê de ética que aprovou a pesquisa e a informação deve constar no texto retirando informações que possam identificar os autores no momento da submissão. A informação completa sobre aprovação em comitê de ética e números de pareceres poderão ser inseridos novamente no texto após o final do processo de avaliação. Em relação a fotos de pessoas deverá seguir a legislação vigente, principalmente no caso de fotos de crianças e adolescentes.

p) Antiplágio: os textos serão submetidos a software antiplágio. Pedimos aos autores realizarem essa verificação antes da submissão (sugerimos utilizar softwares gratuitos ex: Copy spider). Em caso de detecção de similaridades relevantes e vários trechos não referenciadas corretamente, a equipe da Emancipação poderá recusar o texto. Para similaridades pontuais, poderá ser solicitada a correção do artigo antes de seguir com ao processo de avaliação.

q) Autoria dos artigos: Somente devem ser considerados autor/co-autor as pessoas que participaram ativamente de várias etapas do processo de elaboração do artigo (Planejamento, coleta de informações e dados, análise, redação final, orientação ativa em todas as etapas). Todos coautores devem ser responsáveis e concordar com todos os aspectos do trabalho.

- Contribuições pontuais ao trabalho devem apenar ser mencionados no texto em local apropriado como em nota de rodapé. (ex: leitura e sugestões, equipe de coleta de dados, traduções, transcrições, orientações parciais, etc.)

- Como titulação mínima, a Emancipação indica que, pelo menos, um dos co-autores esteja vinculado a uma pós-graduação strictu-sensu ou a tenha concluído.

- Os textos dos trabalhos devem ser enviados de forma anônima. Informações que possam levar a uma identificação direta dos autores (ex: nomes, títulos de trabalho, nome de programas de pós graduação onde foram defendidos, nomes de eventos, número de pareceres de agências e/ou comitês de ética, etc) devem ser suprimidas. Se necessário constar as informações no texto, estas devem ser substituídas pela expressão: (INFORMAÇÃO SUPRIMIDA PARA FINS DE AVALIAÇÃO).

- Os artigos submetidos devem ser um limite de quatro autores. Trabalhos com um número maior de autores, devem enviar junto a submissão uma justificativa objetiva descrevendo o exato papel de cada autor, ficando a critério dos editores aceitar ou não esta justificativa no momento da submissão. Este documento não deve ultrapassar uma página. Esta justificativa pode ser enviada como um documento anexo no momento da submissão.

- Não serão publicados trabalhos do mesmo autor nas seções de artigos ou seções temáticas no mesmo volume. Salvo sob aprovação do Comitê Editorial considerando a relevância do texto.

- O cadastro no site da revista no momento da submissão, deve ser preenchido da maneira mais completa possível, principalmente os contatos, vínculo institucional, url para o currículo lattes (caso de brasileiros) e inserir a biografia que conste titulação – doutorado, mestrado e graduação - e filiação institucional (conforme o caso).

- Todos os autores devem ser cadastrados no momento inicial da submissão, não sendo permitida a inserção posterior de autores, após o início do processo de avaliação.  

r) Trâmites dos artigos ao serem submetidos:

1) avaliação prévia pela equipe da Emancipação em relação a: pertinência do tema ao escopo da revista; verificação de anonimato como: não identificação dos autores; não constar nomes em elementos de elaboração própria, títulos, nomes, indicações de trabalhos anteriores que possam claramente identificar o autor, retirada do nome do autor nas propriedades do documento no editor de texto (alguns destes elementos poderão ser inseridos novamente na versão final); seguir as normas gerais da revista; qualificação dos autores e verificação através de software antiplágio.

2) Sendo aceita a submissão, serão indicados 02 (dois) avaliadores com conhecimento na área do texto através do sistema de pares cegos.

3) os avaliadores poderão dar pareceres favorável, favorável com correções ou recusar o artigo. Via de regras as decisões conforme os casos são:

- Dois pareceres favoráveis: o artigo será aceito, sendo a publicação condicionada a realização de eventuais correções ou adequações solicitadas pelos avaliadores e/ou editores. 

- Dois pareceres favoráveis com correções: as correções/adequações indicadas pelos avaliadores ou editores para artigo ser aprovado.

- Um parecer favorável e um parecer contrário: será solicitada uma terceira avaliação caso o parecer contrário não aponte falhas graves no texto não detectadas pelo avaliador que aprovou o texto. 

- Um parecer favorável com correções e um parecer contrário: analise dos pelos editores do conteúdo do parecer e a critério dos mesmos e com base nos conteúdos dos pareceres poderão: recusar o artigo ou solicitar um terceiro parecer desde que não sejam apontadas falhas graves no texto pelo avaliador que o recusou.

- Dois pareceres contrários o artigo será recusado.

Em caso de solicitação de correções pelos pareceristas, os editores avaliarão, com base no que foi solicitado, a pertinência de novamente encaminhar para os pareceristas a fim de verificar do cumprimento das correções por parte dos autores das solicitações ou a verificação poderá ser realizada pela equipe da revista no caso de correções pontuais. Podendo ainda indicar uma nova rodada de avaliação conforme o caso.

4) Após aprovação do artigo, será solicitada uma revisão final do mesmo; adequando-o rigorosamente às normas ortográficas e gramaticais vigentes; bem como às normas da revista. Somente até esta etapa é permitido realizar alterações no texto. No mesmo momento será solicitado que junto a versão final seja encaminhado a Declaração de Direitos autorais, Compromisso Ético e Revisão de texto final, devidamente preenchidos e assinados.

5) Com a versão final, a equipe editorial fará uma última verificação, estando o mesmo de acordo com o conjunto de normas e orientações vigentes na revista, o artigo será encaminhado a diagramação. Será solicitada uma última verificação em relação a diagramação e em seguida o texto será publicado.

s) Publicação do artigo/resenha: Publicação do artigo/resenha: Após aprovado os editores verificarão a pertinência do momento da publicação analisado itens como tema do artigo; qualificação dos autores; diversidade regional; inserção internacional, repetição de autores em números próximos, capacidade de trabalho da equipe da Emancipação e data da aprovação do artigo. Via de regra, considerando o formato de publicação continuada, após a diagramação o texto será publicado em seguida.

t) Originais para diagramação: A Coordenação da Revista se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

u) Recusa de texto pelos editores: Os editores reservam-se no direito de recusar artigos a qualquer tempo devido a mudanças na política editorial, não cumprimento de prazos, questões éticas e ou outra situação que julgarem pertinente, podendo recorrer a consulta ao Comitê Editorial.

FORMULÁRIO BÁSICO UTILIZADO PARA AVALIAÇÃO ( À CRITÉRIO DO AVALIADOR)

 QUESTÕES ÉTICAS

Os editores, comitê editorial, conselho editorial, avaliadores ad hoc, equipe editorial, diagramadores, suporte técnico e demais membros envolvidos diretamente com a Emancipação seguem os preceitos éticos abaixo elencados. Os autores ao submeterem seus artigos a Emancipação concordam tacitamente em seguir estas orientações.  Recomendamos que os autores e autoras acessem e analisem os documentos abaixo antes de realizar sua submissão.

1) Diretrizes de Pesquisa do CNPq: http://cnpq.br/diretrizes

2) Declaração de Singapura sobre integridade em pesquisa: https://wcrif.org/statement versão em português disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582010000300008 (FONTE: Declaração de Singapura sobre integridade em pesquisa. Dados, Rio de Janeiro , v. 53, n. 3, 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582010000300008&lng=en&nrm=iso>. Accesso em 17 Ago. 2020.)

3) Orientações do Committee on Publication Ethics – COPE ( Comitê de Ética em Publicação) - https://publicationethics.org/ - https://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf. Versão em português: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000200017&lng=pt&tlng=pt (FONTE: Diretrizes para prática da boa publicação: relatório 2003 do comitê de ética da publicação (COPE). Pró-Fono R. Atual. Cient., Barueri , v. 17, n. 2, p. 264-270, ago. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000200017&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 ago. 2020)

4) Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais): http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf (para pesquisadores brasileiros)

5) Os artigos de autores no Brasil que envolverem diretamente a pesquisa com populações vulneráveis deverão enviar junto com o manuscrito original, cópia do parecer da comissão de ética aprovando a pesquisa. Inserir essa informação no artigo submetido, suprimindo dados que possam levar a identificação dos autores. 

PLAGIO E AUTOPLÁGIO

A Revista Emancipação, após análise prévia quanto a foco, escopo e cumprimento de normas de forma geral, utilizará software de controle de plágio para análise do artigo. Os autores devem garantir que todas as citações foram corretamente realizadas. Artigos com elevado índice de similaridade e/ou citações incorretas serão recusados. Os demais artigos serão analisados, caso existam questões pontuais os autores deverão corrigir antes de encaminhar aos avaliadores. Sugerimos que os autores verifiquem seus artigos em softwares de detecção de plágio antes do envio à Emancipação, deixando assim mais ágil o processo de avaliação.

Os trabalhos devem ser contribuições originais, trabalhos anteriores do(s) autor(es) devem ser citados quando necessários. Caso o texto seja nova versão de trabalho anterior (ex: texto publicado em evento ou parte de dissertação ou tese) essa informação deve ser explicita, mas o texto deve configurar uma versão nova e/ou aprimorada do texto.

 

Artigos

O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores. Artigos de simples revisões ou frutos de um trabalho de disciplina somente serão considerados se representarem uma contribuição original e consistente. A Emancipação não exige títulação mínima, mas sugere-se fortemente que um dos autores esteja no mínimo como estudante de pós-graduação strictu sensu.  

Resenhas

As resenhas deverão ter entre 3 e 5 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos. Para dar ênfase no corpo do texto, usar itálico ou negrito, não sublinhar. Não é necessário resumo ou abstract para resenhas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.