O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é ORIGINAL e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    La contribución es original e inédita, y no está siendo evaluada para su publicación por otra revista; de lo contrario, debe estar justificada en "Comentarios al editor."

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

    El archivo de presentación está en formato Microsoft Word, OpenOffice o RTF (siempre que no excedan de 2 MB).

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

    Las URL de las referencias fueron informadas cuando fue necesario

  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    El texto está en espacio simple; utiliza una fuente de 12 puntos; emplea cursiva, en vez de subrayado (exceptuando las direcciones URL); las figuras y tablas se insertan en el texto, no al final del documento como anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    El texto cumple con los requisitos bibliográficos y de estilo indicados en las Normas para Autores en la sección Acerca de la revista.

  • FOI RETIRADA A AUTORIA DO ARQUIVO e da opção propriedades no word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    Fue retirada la autoría del archivo y de la opción propiedades en word (u otro editor de texto), garantizando de esta forma el criterio de confidencialidad de la revista, caso sea sometido a revisión por pares (por ejemplo:. Artículos), de acuerdo con las instrucciones disponibles en la garantía de la evaluación por pares ciegos.  

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES EM PORTUGUÊS (  Cambiar idioma para ver la versión en español)

a) O artigo ou resenha deverá ser inédito no Brasil.

b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

c) Formatação: título (centralizado em negrito), os artigos deverão ter, mínimo de 15 e máximo de 25 páginas, letra arial 12, espaçamento simples, margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens inferior e direita de 2,0 cm, em folha formato A4 (210x297mm). As resenhas deverão ter entre 3 e 5 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos. Para dar ênfase no corpo do texto, usar itálico ou negrito, não sublinhar. Não é necessário resumo ou abstract para resenhas.

d) Sequência: Título, título em inglês, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, texto, referências.

e) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ter o resumo e palavras chaves na língua original do texto além dos mesmos itens nas línguas inglesa.

f) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

g) Resumo: máximo de 15 linhas (150 palavras) e um abstract em inglês com igual teor, contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. Os resumos deverão apresentar 3 (três) palavras-chave separadas por ponto.

h) Notas: devem ser reduzidas ao mínimo e digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1. As notas não devem ser utilizadas para referências, estas devem ser feitas no corpo do trabalho, entre parênteses, usando o sobrenome do autor, data de publicação e página, no caso de citação direta. Seguir normas da ABNT no ano em vigor.

i) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador no cadastro da Revista.

j) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

k) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens deverão ser e legíveis após sua redução as proporções da página, máxima 17x23cm - e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas. Limitar ao necessário o número de figuras. Caso a autoria seja do próprio autor seu nome não deve ser mencionado na fonte; a expressão “O autor” deve ser colocada como fonte.

l) A Coordenação da Revista se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

m) A Revista Emancipação é editada com recursos do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG ou da contemplação junto a editais de agências de fomento e não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos.

n) A revisão final (ortografia; gramática e normatização) após a aprovação é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

o) As referências deverão seguir as normas da ABNT – podendo utilizar como suporte, o Manual de Normalização Bibliográfica Para Trabalhos Científicos da UEPG, disponível em http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/901/LIVRO_ManualNormaliza%C3%A7%C3%A3o%283-ed_rev.-atual-2017%29.pdf?sequence=4

p) Em relação aos procedimentos éticos da pesquisa, a mesma deverá seguir a legislação vigente, principalmente em relação a pesquisas envolvendo seres humanos, indicando, se for o caso, a aprovação no Comitê de Ética com o número do processo/parecer ao editor em documento suplementar no sistema. Na versão final do artigo, após a aprovação, esta informação deverá ser inserida no mesmo. Deve ainda informar questões relativas a autorizações em relação a fotos de pessoas e seguir a legislação vigente em caso de fotos de crianças e adolescentes.

q) Os artigos ao serem submetidos a revista seguirão os seguintes trâmites

         1) avaliação prévia pelos editores em relação: pertinência do tema ao escopo da revista; verificação de anonimato como: não identificação dos autores; não constar nomes em elementos de elaboração própria, títulos, nomes, indicações de trabalhos anteriores que possam claramente identificar o autor, retirada do nome do autor nas propriedades do documento no editor de texto (alguns destes elementos poderão ser inseridos novamente na versão final considerando que esta é uma versão de avaliação); seguir as normas gerais da revista; qualificação dos autores e verificação através de software antiplágio. Podendo ser utilizado os sistemas CopySpider (software livre) ou iThenticate a critério dos editores; em caso de detecção de similaridades relevantes os editores poderão recusar, ou solicitar a correção do artigo antes de seguir com ao processo.

          2) Sendo aceita a submissão, serão indicados 02 (dois) avaliadores com conhecimento na área no sistema de pares cegos.

          3) os avaliadores poderão dar pareceres favorável, favorável com correções ou recusar o artigo. Decisões conforme dos casos.

- Dois pareceres favoráveis ou favoráveis com correções: em ambos os casos os autores deverão realizar as correções indicadas para ser o artigo ser aprovado.

- Um parecer favorável e um parecer contrário: será solicitada uma terceira avaliação.

- Um parecer favorável com correções e um parecer contrário: Os pareceres serão analisados pelos editores e a critério dos mesmos e com base nos conteúdos dos pareceres poderão: recusar o artigo ou solicitar um terceiro parecer.

- Dois pareceres contrários o artigo será recusado.

Em caso de solicitação de correções pelos pareceristas, os editores avaliarão, com base no que foi solicitado, a pertinência de novamente encaminhar para os pareceristas a fim de verificar do cumprimento das correções por parte dos autores das solicitações ou ser a verificação poderá ser realizada pela equipe da revista. Podendo ainda indicar uma nova rodada de avaliação conforme o caso.

         4) Após aprovação do artigo, será solicitada uma revisão final do mesmo; adequando-o rigorosamente às normas ortográficas e gramaticais vigentes; bem como às normas da revista. Somente até esta etapa é permitido realizar alterações no texto. No mesmo momento será solicitado que junto a versão final seja encaminhado formulários de Compromisso Ético e Revisão de texto final, devidamente preenchidos e assinados.

        5) Com a versão final, a equipe editorial fará uma última verificação, estando o mesmo de com o conjunto de normas vigentes na revista, o artigo será encaminhado a editoração. Após a editoração os autores devem verificar a editoração, não sendo mais permitido mudanças no texto.

r) Após aprovado os editores verificarão a pertinência do momento da publicação analisado itens como tema do artigo; qualificação dos autores; diversidade regional; inserção internacional, repetição de autores em números próximos e data da aprovação do artigo.

s) Os editores reservam-se no direito de recusar artigos a qualquer tempo devido a mudanças na política editorial, não cumprimento de prazos e ou outra situação que julgarem pertinente, podendo recorrer a consulta ao Comitê Editorial.

t) Os autores devem preencher seu cadastro da maneira mais completa possível, principalmente os contatos, vínculo institucional, url para o currículo lattes (caso de brasileiros) e inserir a biografia que conste titulação – doutorado, mestrado e graduação - e filiação institucional (conforme o caso). A Revista Emancipação indica que pelo menos uns dos co-autores esteja cursando no mínimo um programa de pós-graduação stricto-sensu. É obrigatório cadastrar TODOS os autores dos artigos, não sendo permitido inserir autores após o processo de avaliação estar em andamento. É necessário que todos os coautores tenham participado ativamente da elaboração do artigo (participando da maioria de suas fases: delineamento da pesquisa, coleta e tratamento dos dados, análise dos dados e redação final do artigo) e que concordem com todos os aspectos do trabalho.

FORMULÁRIO BÁSICO UTILIZADO PARA AVALIAÇÃO ( À CRITÉRIO DO AVALIADOR)

Artigos

O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores. Artigos de simples revisões ou frutos de um trabalho de disciplina somente serão considerados se representarem uma contribuição original e consistente. A Emancipação não exige títulação mínima, mas sugere-se fortemente que um dos autores esteja no mínimo como estudante de pós-graduação strictu sensu.  

Resenhas

As resenhas deverão ter entre 3 e 5 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos. Para dar ênfase no corpo do texto, usar itálico ou negrito, não sublinhar. Não é necessário resumo ou abstract para resenhas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.