EXTENSÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA TURMA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS NAS CIDADES DE PELOTAS E CAPÃO DO LEÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14257.029

Resumo

Constituída em uma prática educativa, a Educação Ambiental é comprometida com a formação de cida-dãos conscientes ambientalmente. Este trabalho objetivou relatar as experiências práticas de Educação Ambiental obtidas por meio de ações de extensão desenvolvidas por discentes de pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com o Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade, aplicadas em duas escolas da rede pública, com a participação de aproximadamente cinquenta crianças do ensino fundamental, entre seis e quatorze anos. Por meio da sensibilização, de oficinas pedagógicas de teatro de fantoches, desenhos, oficina de grafite, contação de histórias e de atividades e jogos lúdicos a respeito do meio ambiente, procurou-se abordar temas como: resíduos sólidos, arborização e crimes ocorridos em Mariana e Brumadinho. Observou-se um resultado positivo das oficinas, contribuindo para a melhor compreensão da interação humana com o meio ambiente e com as consequências das ações humanas.

Biografia do Autor

Greici Maia Behling, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil. Doutorado em Educação Ambiental.

Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil. Doutorado em Educação Ambiental. 

Denise Dobke, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil.

Atila Martins Gomes, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluno de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil. 

Carolina da Silva Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil.

Márcio Francisco Denzer Krüger, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluno de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil. 

Fabiana Fernandes Laroque, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil.

Valéria Defavari Moretti, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Médica Veterinária. Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil. Especialização em Medicina de Animais Silvestres.

Luiza Beatriz Gamboa Araújo Morselli, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil.

Kaliani Tombini Pereira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil.

Gabriela Tombini Ponzi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil.

Aryane Araújo Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil.

Ana Beatriz Gonçalves Vaz, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, Brasil.

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Publicado

2020-04-11