A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PARTICIPAÇÃO DA MODALIDADE FUTEBOL NO PROJETO ESCOLA DA BOLA

Autores

  • Bruno José Gabriel Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Miguel Archanjo de Freitas Jr. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Projeto. Escola da Bola. Futebol. Gênero.

Resumo

O projeto Escola da Bola (UEPG) atendia, em 2011, a 260 escolares residentes no entorno do Campus Universitário. Ofertava várias práticas físicas e esportivas, como o basquetebol, a dança, o futebol, o futsal, as lutas, a natação e o voleibol. Posteriormente ao encerramento do período de inscrição, observou-se a inexistência de meninas matriculadas na modalidade futebol. Desta forma, objetiva-se analisar e discutir a influência do gênero na não participação desta modalidade no referido projeto. Para tanto, optou-se pela aplicação de um questionário conformado por duas questões fechadas, para as meninas matriculadas nas outras modalidades. Das vinte e seis respondentes (26), 15,38% gostam de futebol, mas nunca tiveram oportunidade de praticar, 34,62% não gostam devido à falta de afinidade, 7,69% não gostam devido à inabilidade, 19,23% não gostam devido à violência e 23,08% não gostam devido ao preconceito de gênero. Concluiu-se que essas são as implicações atuais dos habitus sexistas historicamente construídos na sociedade brasileira e que acabam reverberando em diferentes campos sociais.

Biografia do Autor

Bruno José Gabriel, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Aluno do curso de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.

Miguel Archanjo de Freitas Jr., Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil e Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2014-11-21