JOGO DE XADREZ: CULTURA, DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E ESTÍMULO PARA A APRENDIZAGEM

  • Luciana Mafalda Elias de Assis Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Jonas Botan Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Nelson Kaus Foppa Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Palavras-chave: jogo de xadrez, cultura, raciocínio lógico.

Resumo

Este trabalho apresenta algumas considerações sobre a inserção de um espaço cultural tendo como principal mediador o jogo de xadrez. A finalidade deste espaço cultural intitulado “Ponto do Xadrez”, consiste em oferecer aos seus participantes estudos teóricos sobre o jogo de xadrez e atividades que sejam motivadoras para sua prática. O “Ponto do Xadrez” está sendo desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop e também, na Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, localizada no Município de Sinop. A partir da realização deste trabalho foi possível perceber algumas influências deste espaço cultural no cotidiano escolar de seus participantes. Alguns resultados indicam que é possível ensinar e praticar o jogo de xadrez de forma prazerosa, levando-se em conta o desenvolvimento das habilidades intelectuais de quem o pratica.

Biografia do Autor

Luciana Mafalda Elias de Assis, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Professora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Jonas Botan, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Aluno do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.
Nelson Kaus Foppa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Aluno do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.
Publicado
2014-11-21