INVESTIGAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DE GUARAPUAVA – PR

Autores

  • Tatieli Plavak UNICENTRO
  • Adriana Massaê Kataoka UNICENTRO
  • Ana Lúcia Suriani-Affonso UNICENTRO

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações Sociais.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a inserção da temática ambiental no ensino fundamental, e as representações sociais de meio ambiente e Educação Ambiental de professores de duas escolas de Guarapuava - PR. Buscou-se os fundamentos da pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento para a coleta de dados. Os resultados revelaram que as representações dos professores sobre estes temas são muito genéricas, descontextualizadas e até mesmo ingênuas, as quais podem estar associadas à deficiência na própria formação e uma forte influência da mídia. Diversas iniciativas já acontecem nas escolas, tanto de forma disciplinar quanto interdisciplinar, embora os assuntos ainda sejam abordados pontualmente. Apesar dos problemas apontados, os professores demonstraram uma grande disposição em estarem abordando a temática. Essa investigação trouxe resultados importantes no sentido de subsidiar um projeto de Educação Ambiental nas referidas escolas que parta do diagnóstico apontado em direção de uma Educação Ambiental crítica e emancipatória.

Biografia do Autor

Tatieli Plavak, UNICENTRO

Mestre em Biologia Evolutiva pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil.

Adriana Massaê Kataoka, UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de SãoCarlos (UFSCar).

Ana Lúcia Suriani-Affonso, UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de SãoCarlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2014-11-21