IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR EM UM HOSPITAL ESCOLA DE NIVEL TERCIÁRIO NA CIDADE DE FORTALEZA/CE: EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA

Autores

  • Clarissa Bentes de Araujo Magalhães Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Renata dos Santos Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raquel Pinto Sales Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Soraya Maria do Nascimento Rebouças Viana Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Reabilitação. Serviços de saúde.

Resumo

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma enfermidade respiratória prevenível e tratável, caracterizada pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo. A Reabilitação Pulmonar é um programa de cuidados inter/ multidisciplinares, com ações assistenciais planejadas que possibilitam ao usuário a otimização da autonomia para atividades da vida diária, com melhora da qualidade de vida através da ampliação do desempenho físico e social. Dessa forma, objetivamos descrever o processo de implantação de um programa de extensão universitária de reabilitação pulmonar em um hospital escola de nível terciário na cidade de Fortaleza/CE. Para tanto, realizamos um relato de caso de prática extensionista, qualitativo e interpretativo. Foi organizada parceria com o Programa de Residência Multiprofissional de Fisioterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio, criada uma agenda de atendimentos e selecionado o protocolo a ser utilizado. As etapas de implantação incluíam avaliação do usuário (médica e fisioterapêutica), planejamento assistencial individualizado e atividades de educação em saúde, formação de grupos (até 6 pacientes) e submissão ao protocolo de reabilitação por 24 sessões (2x/semana - treinamento físico e 1x/semana - promoção da saúde). De março a setembro de 2011 foram envolvidos 8 profissionais de saúde (3 médicos, 1 enfermeira e 4 fisioterapeutas), 4 alunos de residência e atendidos 4 pacientes. Os ganhos cardiopulmonares dos usuários lhe permitiram uma melhora no enfrentamento da doença. Para a Fisioterapia, a experiência tem sido desafiadora e também enriquecedora, posto que possibilita ao profissional-aluno vivenciar diferentes níveis assistenciais a saúde desta população.

Biografia do Autor

Clarissa Bentes de Araujo Magalhães, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Aluna do curso de Mestrado em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

Renata dos Santos Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Aluna do curso de Doutorado em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

Raquel Pinto Sales, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará, Brasil. Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

Thiago Brasileiro de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Aluno do curso de Doutorado em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará, Brasil. Aluna do curso de Doutorado em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Soraya Maria do Nascimento Rebouças Viana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fisioterapeuta do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Raimunda Hermelinda Maia Macena, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2014-11-21