A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Autores

  • Janice Henriques da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Luiza Silva Detomi Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Elisamara Ferreira Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Mônica Cândido Pereira Ricardo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Amélia Paolucci Almeida Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)
  • Amália Verônica Mendes da Silva Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Palavras-chave:

Educação em saúde. Prevenção. Drogas. Jovem.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as ações de educação em saúde, no âmbito da prevenção ao consumo de drogas, realizadas no projeto de extensão “GEMTI – Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias”. As ações foram desenvolvidas com 318 alunos, divididos em 10 turmas com idade média de 15 a 19 anos, de duas escolas públicas de Belo Horizonte - MG. Foram desenvolvidas três intervenções por turma estabelecendose inicialmente a exposição do tema seguida por discussão com ampla participação dos alunos. Foram utilizados modelos anatômicos, recursos áudio visuais, imagens, esquemas e fotos com o intuito de “provocar a discussão” e levar a reflexão sobre as consequências diante das escolhas que trazem risco à saúde. Diante da participação dos alunos nas discussões, acredita-se que as ações realizadas pelo GEMTI repercutiram de maneira positiva permitindo a transmissão de conhecimento e a ponderação sobre o tema, mudanças de conceitos e hábitos de vida.

Biografia do Autor

Janice Henriques da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Doutora em Farmacologia e Bioquímica Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ana Luiza Silva Detomi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Aluna do curso de Fisioterapia da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Bolsista PROEX- UFMG. 

Elisamara Ferreira Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Aluna do curso de Fisioterapia da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Bolsista PROEX- UFMG. 

Mônica Cândido Pereira Ricardo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Técnica de Laboratório do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), Brasil. Especialista em Neurociência e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Ana Amélia Paolucci Almeida, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Professora da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Brasil. Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal deMinas Gerais (UFMG). 

Amália Verônica Mendes da Silva, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Professora da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Brasil. Doutora em Parasitologia pela Universidade Federal de MinasGerais (UFMG). 

Downloads

Publicado

2014-11-21