FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS PARA A CIDADANIA

Autores

  • Ana Maria Caliman Filadelfi Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fernanda Gabriela Leandro Schaedler Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Laisa Brandão Carvalho Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Verônica Silva Nascimento Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Educação. Fisiologia. Adolescentes. Cidadania. Saúde.

Resumo

O projeto visou ampliar a formação cidadã de jovens e consistiu no planejamento, aplicação e avaliação de dez temas de aulas (ex., puberdade e uso de drogas), estimulando o conhecimento e autocuidado com o corpo. As atividades foram ministradas no Centro Alvorecer Ação Social e Educacional (CAASE), que objetiva facilitar o acesso de jovens carentes ao mercado de trabalho, através de um Programa de Aprendizagem. Nosso projeto visou contribuir na formação dos jovens e ampliar a das acadêmicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que participaram de todas as etapas do projeto. Objetivou-se também fornecer materiais didáticos aos educadores do CAASE, que poderão manter as atividades sem a participação da UFPR. Finalmente, dados foram obtidos sobre a avaliação do projeto pelos adolescentes, bem como sobre sua situação de empregabilidade; a coleta de informações sobre as condições gerais de sua saúde e seus vizinhos somaram-se ao artigo ampliando a compreensão do alcance desta ação.

Biografia do Autor

Ana Maria Caliman Filadelfi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. Doutorado e Mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Fernanda Gabriela Leandro Schaedler, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Aluna do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.

Laisa Brandão Carvalho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.

Verônica Silva Nascimento, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Aluna do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.

Downloads

Publicado

2014-11-21