EXTENSÃO ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: PRODUÇÃO COLETIVA DE UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO COMO POSSIBILIDADE DE DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Resumo

O artigo apresenta um recorte de relato de experiência no curso de extensão “A Educação Emocional e a Educação Científica: criando competências socioemocionais com Recurso Educacional Aberto - REA nas disciplinas de Ciências da Natureza”, aplicado com licenciandos de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. O objetivo é apresentar a produção de um REA de Educação Emocional no contexto da Educação Científica construído por professores em formação inicial e elencar sua relevância e amplitude na prática docente. A metodologia consiste em relatos da confecção do REA na plataforma de designer gráfico Canva e a análise de depoimentos dos cursistas em relação ao curso. Os resultados apresentam os temas abordados na revista digital e as competências de ensino-aprendizagem que podem ser abordadas na área de Ciências da natureza no ensino básico. A ferramenta produzida será útil na disseminação do tema da Educação Emocional.

Biografia do Autor

Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul.  Aluna de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS, Brasil. 

Giulia Oppa Kirinus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Aluna de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brasil.

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brasil. Doutorado em Educação.

Publicado
2021-07-14