PRÁTICAS DE LEITURA DE CONTOS ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR LEITOR

Resumo

O objetivo geral deste trabalho consistiu em promover práticas de leitura de contos étnico-raciais na formação inicial do professor. Algumas categorias como leitura subjetiva (JOUVE, 2013), leitura literária (AGUIAR, 2007) e estética da criação verbal (BAKTHIN, 2011) constituíram a base teórica da formação em relevo. No plano metodológico, configura-se como um relato de experiência vivenciado em um projeto de extensão desenvolvido remotamente em função da pandemia da COVID-19, tendo como participantes estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba, no período de abril a novembro de 2020. Em linhas gerais, os resultados evidenciam o engajamento dos participantes e as aprendizagens consolidadas durante a formação, num contexto formativo mediatizado pelas plataformas digitais.

Biografia do Autor

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB / Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande – PB, Brasil. Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife - PE - Brasil. Doutorado em Psicologia Cognitiva.

Publicado
2021-08-23