“HOJE VAI TER PARQUINHO?”: EXPERIÊNCIAS E REGISTROS DE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

O presente texto relata experiências de uma extensão universitária desenvolvida por um curso de licenciatura em Educação Física (EF) de uma universidade pública, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) vinculado à rede municipal de ensino de uma cidade de Minas Gerais. Para tanto, utilizamos diferentes registros: relatórios das ações de extensão, registros do cotidiano do projeto e narrativas de docentes e discentes da universidade e do referido CMEI. A partir disto, organizamos nossa exposição em três eixos: cotidiano do projeto; atividades formativas desenvolvidas com os profissionais do CMEI; atividades desenvolvidas com as crianças. Consideramos que o projeto de extensão e seus desdobramentos contribuíram para a formação dos licenciandos em EF, para a rotina institucional e para a formação continuada dos profissionais do CMEI no campo da cultura corporal, enriquecendo as experiências corporais partilhadas por crianças e adultos no ambiente da educação infantil.

Biografia do Autor

Cláudia Mara Niquini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG – Brasil. Doutorado em Educação. 
Priscila Lopes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG – Brasil. Doutorado em Educação Física.
Juliana Nogueira Pontes Nobre, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Aluna de Doutorado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG – Brasil.
Sandro Vinícius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG – Brasil. Doutorado em Educação.
Publicado
2021-05-21