EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM EMPRESAS JUNIORES: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS EM COMPLEMENTO À FORMAÇÃO SUPERIOR

Resumo

Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, que visa proporcionar a aplicação dos conhecimentos obtidos por estudantes ao longo da graduação. O objetivo deste estudo foi mostrar as contribuições das empresas juniores para a formação superior, identificando o que leva universitários a participarem dessas organizações, bem como os tipos de atividades e as competências que são desenvolvidas. Adotou-se como método de pesquisa o estudo de casos múltiplos holísticos. Participaram 108 universitários, membros de 11 empresas juniores de diferentes cursos de graduação, sediados na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. As informações foram coletadas em questionário semiestruturado online e submetidas à análise estatística descritiva. Os resultados sugerem que os universitários percebem a necessidade da busca por oportunidades para complementação da formação. As experiências favorecem o crescimento profissional, propiciam aplicação prática de conhecimentos e possibilitam o desenvolvimento de competências, tais como o trabalho em equipe e a habilidade em resolver problemas.

Biografia do Autor

Bárbara Guedes Aguiar, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Aluna de Graduação na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina – MG, Brasil.

Flaviana Tavares Vieira Teixeira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina – MG, Brasil. Doutorado em Química Inorgânica. 

Antonio Genilton Sant'anna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina – MG, Brasil. Doutorado em Administração. 

Publicado
2021-07-19