RELAÇÕES DE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA MICRORREGIÃO BICO DO PAPAGAIO/TO: CONTRIBUIÇÕES DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Resumo

Cidadania, direitos humanos e diversidade são debates urgentes em sociedades que buscam consolidar avanços democráticos. Os direitos humanos e a cidadania são históricos, portanto, contextuais. Conseguinte, a disseminação dos direitos de cidadania a partir do reconhecimento dos direitos políticos, sociais, civis e culturais é interdependente das múltiplas configurações sociais. Foram as perspectivas supracitadas que orientaram a implementação de um “Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos”, na microrregião do Bico do Papagaio, extremo norte do estado do Tocantins. A região, marcada pela diversidade étnica e racial, também apresenta elevados índices de vulnerabilidade social, o que nos permite propor algumas reflexões sobre o papel das instituições públicas enquanto propulsoras da promoção da cidadania e dos direitos humanos, no caso específico no que toca à garantia e aos avanços relacionados ao gênero e ao combate à violência contra a mulher.

Biografia do Autor

Karina Almeida de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantinópolis – TO, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz – MA, Brasil. Doutorado em Sociologia.

Liza Aparecida Brasílio, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional – TO, Brasil. Doutorado em Sociologia.

Publicado
2021-08-31