INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DE UMA EXPOSIÇÃO MUSEOGRÁFICA SOBRE PRIMO LEVI

Resumo

Em 2019, comemoramos o Ano Internacional da Tabela Periódica e o centenário do nascimento de um notável químico e escritor judeu: Primo Levi. Isso nos levou a organizar ações de ensino, pesquisa e extensão que culminaram na exposição “Um quimiscritor no museu: ciência, literatura e direitos humanos com Primo Levi”, do acervo permanente do Centro de Ciências de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP). este trabalho apresenta os processos de planejamento, montagem e mediação da exposição que integraram ensino, pesquisa e extensão, tendo como foco de divulgação científica a vida e a obra de Levi. Apresentamos alguns elementos sobre divulgação científica e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; trazemos aspectos sobre a rica e plural experiência de Levi; descrevemos as ações indissociadas de ensino, de pesquisa e, principalmente, de extensão; por fim, discutimos alguns resultados dessa ação integradora e extensionista. Concluímos que o hibridismo de Levi inspirou uma efetiva integração entre ciência, literatura e direitos humanos, bem como uniu e articulou atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Professora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara - SP, Brasil. Doutorado em  Ensino  de  Química.
Rafaela Valero da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Aluna de Mestrado de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru - SP, Brasil.
Luciane Jatobá Palmieri, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Aluna de Doutorado da Universidade Federal do Parana (UFPR), Curitiba - PR, Brasil.
Carlos Sérgio Leonardo Júnior, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP
Aluno de Mestrado da Mestrado de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru - SP, Brasil.
Publicado
2020-12-08