INFÂNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO AS TRILHAS DO BRINCAR CONSCIENTE

Resumo

Este artigo traz experiências extensionistas do projeto “Educação Ambiental e Infância: reflexões e ações a partir de jogos e brinquedos confeccionados com material reciclável”, desenvolvido pelos departamentos de Psicologia e de Educação da UEL Londrina e do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). Seu objetivo é refletir sobre o processo de confecção de jogos e brinquedos produzidos com materiais recicláveis e aplicação com crianças de um Centro de Educação Infantil, oportunizando situações formativas, lúdicas e interativas com estudantes de Psicologia e Pedagogia. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e relato de experiência baseados nas seguintes etapas: 1) Organização; 2) Preparação; 3) Elaboração e confecção de jogos e brinquedos recicláveis; 4) Aplicação com crianças de 4 e 5 anos. Os resultados evidenciaram a escassez de publicações científicas sobre o tema, assim como o potencial e a eficácia do uso de jogos confeccionados com materiais recicláveis, na promoção da educação ambiental com crianças pré-escolares.

Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR, Brasil. Doutorado em Educação. Pós-Doutorado em Educação.
Valéria Queiroz Furtado, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR, Brasil. Doutorado em Educação. Pós-Doutorado em Educação Física. 
Publicado
2021-04-06