A EMANCIPAÇÃO CULTURAL E O DESENVOLVIMENTO HUMANO: A LINGUAGEM MUSICAL COMO PRESSUPOSTO FORMATIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Resumo

O movimento analítico descrito reflete uma experiência formativa vinculada a um projeto de cultura desenvolvido em decorrência da demanda de estudantes do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Chapecó. O projeto foi aprovado em edital institucional de incentivo à cultura e executado nos semestres 2018.2 e 2019.1, tendo como público as/os acadêmicas/os do Curso. O projeto realizado se aportou em pesquisas e proposições a partir das quais se construiu uma possibilidade formativa inicial, com estudos e vivências por meio de oficinas. As(os) partícipes deste exercício sinalizaram a relevância da iniciativa, dadas as contribuições ao pensar e ao fazer docente em relação à educação musical e às demais linguagens. Este exercício aponta para a necessidade da presença de discussões acerca de tais linguagens no processo de formação inicial e continuada de professoras(es) que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Daniela Romansin Lazaretti, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Pedagoga. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, Santa Catarina - Brasil.
Maria Lucia Marocco Maraschin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, Santa Catarina - Brasil. Doutorado em Educação. 
Publicado
2020-09-17