EDUCAÇÃO POPULAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS COM GRUPOS COMUNITÁRIOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Resumo

O presente artigo objetiva caracterizar a Educação Popular como abordagem teórico-metodológica orientadora de ações de Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde (APS). Em vista disso, teve como base as experiências de três grupos educativos comunitários desenvolvidos no contexto do Programa de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica. Para tanto, recorreu-se à proposta da sistematização de experiências. Assim, delineia-se o conjunto de iniciativas efetuadas no campo da APS, identificando aspectos teórico-metodológicos cuja essência reside em dimensões como: diálogo horizontalizado, fortalecimento da autonomia, respeito à cultura popular com valorização dos diferentes saberes e outras ações participativas. Em sequência, abordam-se as possibilidades e os limites dessas experiências. Com isso, evidencia-se a potencialidade da Educação Popular como prática social direcionada à promoção da saúde, particularmente na composição de estratégias participativas e interprofissionais, baseada em uma perspectiva ampliada de saúde que se orienta pelo pressuposto de construir compartilhadamente.

Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Nutricionista. Aluno do Mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.
Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil. Doutorado em Educação.
Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil. Doutorado em Saúde Pública.
Elina Alice Alves de Lima Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Bacharelado em Direito. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.
Bruna Grasiele da Silva Nascimento, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Enfermeira. Mestrado em Educação. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.
Celâny Teixeira de Mélo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Pedagoga. Aluna do Mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba - Brasil.
Publicado
2020-12-15