FORMAÇÃO JORNALÍSTICA E DIREITOS HUMANOS: A INTERSECÇÃO ENTRE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO NO SITE ELOS

Resumo

O artigo traz uma reflexão sobre as ações de extensão envolvendo alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no projeto de extensão Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã, a partir de um mapeamento dos conteúdos postados no site Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã, durante de 20 de novembro de 2017 a 10 de dezembro de 2018. O projeto tem a preocupação em desenvolver a formação humanística do e da discente, respeitar a gênese do jornalismo e despertar para o compromisso social do jornalista. Busca ainda atender o tripé da formação acadêmica, trabalhando de forma articulada extensão, pesquisa e ensino. A discussão conceitual perpassa pelas diretrizes de extensão, formação jornalística e direitos humanos. Os resultados apontam para os desafios em consolidar a extensão na formação de discentes com enfoque em direitos humanos em um cenário de transformações do jornalismo.

Biografia do Autor

Muriel Emídio Pessoa do Amaral, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Aluno de Pós-Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil. Doutorado em Comunicação Midiática.
Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil. Doutorado em Ciências Sociais. 
Matheus Rolim Barros, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Aluno de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - Paraná, Brasil.

Referências

ATOJI, M. Violência contra jornalistas: um ataque contra toda a sociedade. Disponível em https://elos.sites.uepg.br/coluna/violencia-contra-jornalistas-um-ataque-contra-toda-a-sociedade/ Acesso em 18 de agosto de 2019.

ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, 2018. Disponível em: https://abraji.org.br/noticias/abraji-registra-mais-de-130-casos-de-violencia-contra-jornalistas-em-contexto-politico-eleitoral. Acesso: 10 março de 2019.

CHARRON, J.; BONVILLE, J. Natureza e transformação do jornalismo. Florianópolis: Ed. Insular, 2016.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. 1948. Disponível em https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso: 15 março 2019.

Elos – Direitos humanos, jornalismo e formação cidadão. Disponível em https://elos.sites.uepg.br/. Acesso: 12 março 2019.

FIDALGO, J. Jornalistas e saberes profissionais. I Colóquio Brasil-Portugal de Ciências da Comunicação - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Anais...2008.

KOVACH, B. e ROSENSTIEL, T. Os elementos do Jornalismo. O que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo, Geração Editorial, 2004.

LEMES, K. Observatório de Mídia. Disponível em https://elos.sites.uepg.br/category/observatorio/. Acesso: 12 março 2019.

PEREIRA, C. R.A. Lei de Cotas: um passo importante nos horizontes da universidade pluriétnica brasileira. Disponível em https://elos.sites.uepg.br/coluna/lei-de-cotas-um-passo-importante-nos-horizontes-da-universidade-plurietnica-brasileira/ Acesso: 18 ago. 2019.

RESOLUÇÃO CNE/CES 7/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, pp. 49-70.

TEIXEIRA, J.P. S. Direitos Humanos e o Jornalismo. Disponível em https://elos.sites.uepg.br/observatorio/direitos-humanos-e-o-jornalismo/ Acesso: 18 ago. 2019.

VALENGA, D. Confira propostas de Saúde dos candidatos à Presidência, 2018. Disponível em https://elos.sites.uepg.br/posts/confira-propostas-de-saude-dos-candidatos-a-presidencia/. Acesso: 18 ago. 2019.

VALENGA, D. O aborto é legalizado em apenas seis países da América Latina, 28/09/2018. Disponível em https://elos.sites.uepg.br/posts/o-aborto-e-legalizado-em-apenas-seis-paises-da-america-latina/. Acesso: 18 ago. 2019.

Publicado
2019-11-14