VALOR PREDITIVO DA RADIOGRAFIA ODONTOLÓGICA PARA COMUNICAÇÃO BUCOSINUSAL DURANTE EXODONTIAS

Autores

  • André Takahashi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Kathleen Nicole Telles Fernandes Dentist in Private Practice

Resumo

Introdução: Na cirurgia oral, a radiografia dentária convencional (DXR) é amplamente utilizada para avaliar a raiz do dente e estruturas adjacentes. Durante a extração dentária, se a raiz do dente estiver muito próxima ao seio maxilar, ela pode ser deslocada para o seio maxilar ou uma perfuração oroantral (OAP) pode ser possivelmente estabelecida. Este estudo teve como objetivo determinar a validade da triagem DXR na detecção de achados radiológicos compatíveis com a estreita relação entre a raiz do dente, o seio maxilar e a prevalência de OAP na extração dentária.

Métodos: Este estudo examinou todos os prontuários de indivíduos atendidos na Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil, nos anos de 2016 e 2017. Os critérios de inclusão foram: prontuários com DXR; prontuários médicos com extração dentária postero superior. Os critérios de exclusão foram prontuários sem DXR; prontuários médicos com extração dentária mandibular; prontuário médico com extração dentária ânterior-superior; prontuários médicos sem extração dentária. A estreita relação entre a raiz do dente e o seio maxilar foi avaliada em DXR de dentes posteriores superiores extraídos e a ocorrência de OAP foi verificada clinicamente. A validade preditiva de DXR para OAP foi medida. Foram calculados os valores de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo, razão de verossimilhança e razão de chances.

Resultados: A prevalência de OAP = 0,002. A sensibilidade de DXR para OAP = 1; especificidade = 0,95; precisão = 0,95; valor preditivo positivo = 0,038; valor preditivo negativo = 1; razão de verossimilhança positiva = 20; razão de verossimilhança negativa = 0. Razão de chance = razão dechance 1: 499 = 1 / 24.

Conclusão: A radiografia dentária mostra relativa validade preditiva positiva na determinação da possibilidade de ocorrer perfuração oroantral durante a exodontia- indicando - indicando muitos resultados falso-positivos. A possibilidade de OAF durante a extração de dente posterior superior é de 1 em 500 casos, mas se a radiografia dentária apresentar sinais de estreita relação da raiz do dente e seio maxilar, essa possibilidade aumenta para 1:24.

Palavras-chave: Seio Maxilar; Extração de dente; Perfuração Oroantral; Radiografia Dentária

Biografia do Autor

André Takahashi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Odontologia

Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais

Downloads

Publicado

2022-02-08