TERAPIA FOTODINÂMICA EM MODELO EXPERIMENTAL DE ARTRITE INDUZIDA POR PARACOCCIDIOIDES BRASILIENSIS TERAPIA FOTODINÂMICA EM ARTRITE EXPERIMENTAL

Autores

  • Aniele Tomadon
  • Eduardo Alexandre Loth
  • Vanessa Cecatto
  • José Henrique Firmino Ferreira dos Santos
  • Mario José de Rezende
  • Lucineia de Fátima Chasko Ribeiro
  • Rose Meire Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento antifúngico que se destaca por não induzir resistência. O estudo objetivou avaliar os efeitos da TFD em modelo experimental de artrite articular induzida por Paracoccidiodes brasiliensis. Para isto Ratos Wistar foram distribuídos em grupos e inoculados com P. brasiliensis ou PBS (controle) na articulação do joelho. Animais dos grupos TFD40 e TFD120 receberam tratamento com TFD 40 J/cm2 e 120 J/cm2, respectivamente; o grupo MB, tratado com azul de metileno; e os grupos laser, L40 e L120, tratados com 40 J/cm2 e 120 J/cm2, respectivamente. Foi observado que a formação de edema, titulação de anticorpos anti-Gp43 e o índice de artrite foram significativas nos grupos inoculados e menos evidentes nos grupos TFD40 e TFD120. Avaliação anatomopatológica do grupo TFD120 evidenciou melhora nos aspectos morfológicos da membrana sinovial, em comparação aos demais grupos inoculados. Conclui-se que TFD de 120 J/cm2 reduz a artrite de forma mais efetiva, o que pode ter um potencial impacto no auxílio ao tratamento de P. brasiliensis.

Descritores: Paracoccidioidomicose; Articulações; Fotoquimioterapia; Joelho; Sinóvia.

Biografia do Autor

Rose Meire Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (1990), doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e pós-doutorado em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor associado nível C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; onde atua na graduação, cursos de Medicina e Ciências Biológicas, e na pós-graduação, mestrado em Biociências e Saúde. Trabalha na linha de pesquisa em morfofisiologia e ultra-estrutura animal e ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

2019-12-20