A INFLUÊNCIA DO SIGNIFICADO DO DINHEIRO NA ATITUDE AO ENDIVIDAMENTO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

  • Gabriela Buffon UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gilmar Ribeiro de Mello UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Esta pesquisa consiste em verificar os fatores determinantes na atitude ao endividamento dos acadêmicos, dos primeiros e quartos anos, dos cursos de administração no Sudoeste do Paraná, no ano de 2017. As técnicas utilizadas foram: análise fatorial, regressão linear múltipla e o teste de Wilcoxon. A amostra foi composta por 561 acadêmicos. Com relação ao significado do dinheiro para os acadêmicos dos primeiros anos foram obtidos dez fatores, na Escala do Significado do Dinheiro (ESD) e para a Escala de Atitude ao Endividamento foram obtidos dois fatores. A influência do significado do dinheiro na Preferência de Pagamento obteve os fatores significativos: Sofrimento, Cultura e Felicidade. Para o fator Domínio foi verificado Conflito e Espiritualidade com influência. Para os acadêmicos dos quartos anos, foram extraídos sete fatores para a ESD, e para a Escala da Atitude ao Endividamento foram obtidos dois fatores. Para esses acadêmicos, houve apenas uma variável que influenciou o fator Preferência de Pagamento, que foi a Espiritualidade. Para o fator Domínio, as variáveis que o influenciaram foram Falsidade, Conflito e Felicidade. Com relação às diferenças na atitude ao endividamento entre os acadêmicos dos primeiros e dos quartos anos, identificou-se que não há diferença, ou seja, as atitudes dos acadêmicos dos primeiros anos, tenderão a ser as mesmas quando estes estiverem no quarto ano. Ressalta-se assim, a importância da educação financeira desde os anos iniciais da educação formal dos indivíduos. Em suma, acredita-se que o dinheiro possui significados, que vão muito além da troca, possuindo valores culturais e sociais.
Publicado
2020-04-03
Como Citar
BuffonG.; MelloG. R. de. A INFLUÊNCIA DO SIGNIFICADO DO DINHEIRO NA ATITUDE AO ENDIVIDAMENTO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO. Revista ADMPG, v. 10, p. 1-16, 3 abr. 2020.
Seção
Artigos