ANÁLISE DA ADESÃO À PLATAFORMA DE INTEROPERABILIDADE DO ESTADO NO MUNICÍPIO DE LIMA, PERÚ

  • Alessandra de Sant'Anna UNILA/PUCP - Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Pontifícia Universidade Católica Peru
  • Augusto Luiz Durant Diaz PUCP - Pontifícia Universidade Católica Peru
  • Chiara Marianne Zamora Mendonza PUCP - Pontifícia Universidade Católica Peru
  • Lourdes del Pillar Sánchez Carranza PUCP - Pontifícia Universidade Católica Peru
  • Hilder Alberca Velasco UNILA - Universidade Federal da Integração Lation-Americana

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a adesão dos municípios que compõem a região metropolitana de Lima, no Peru, à Plataforma Estadual de Interoperabilidade (PIDE). O governo eletrônico, do qual a interoperabilidade faz parte, acompanha a introdução do modelo de estado gerencial. A nova gestão pública exige que a administração pública seja transparente, privilegie o controle social e a responsabilidade. Nesse sentido, os cidadãos devem ter acesso às informações necessárias para seus procedimentos, uma vez que são os principais consumidores de serviços públicos. O estudo apresenta uma das sugestões feitas pelo grupo de trabalho sobre decisões governamentais e públicas, o Mestrado em Governo e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru, seguido pela relação de causa e efeito. Em seguida, retorna à estrutura regulatória para entender as lacunas no processo de tomada de dec4isão, levando à necessidade de entrevistas com as partes interessadas. Finalmente, a partir da metodologia de design thinking, é desenvolvido um protótipo para preencher uma das lacunas identificadas, a adesão dos serviços públicos ao governo eletrônico.
Publicado
2020-04-01
Como Citar
Sant’AnnaA. de; DiazA. L. D.; MendonzaC. M. Z.; CarranzaL. del P. S.; VelascoH. A. ANÁLISE DA ADESÃO À PLATAFORMA DE INTEROPERABILIDADE DO ESTADO NO MUNICÍPIO DE LIMA, PERÚ. Revista ADMPG, v. 10, p. 1-12, 1 abr. 2020.
Seção
Artigos