Análise da presença dos conceitos de jornalismo e de alternativo no site Carta Maior

Autores

  • Nivea Canalli Bona Uninter

Palavras-chave:

Carta Maior, Jornalismo Alternativo, Análise de Conteúdo

Resumo

O artigo traz os procedimentos metodológicos seguidos pelo grupo de pesquisa Jornalismo Alternativo na Era Digital focando nas análises produzidas do site Carta Maior. Por meio do mapeamento exploratório, análise documental, análise de conteúdo e entrevista semi-aberta tentou-se estabelecer se a publicação poderia ser considerada Jornalismo Alternativo frente aos conceitos de Jornalismo e de Alternativo trazidos por Alsina, Traquina e Oliveira. A partir do estudo é possivel apontar que Carta Maior tem muito de alternativo mas pouco de jornalismo.

Biografia do Autor

Nivea Canalli Bona, Uninter

Com graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), sou mestre em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em comunicação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - RS. Possuo experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias em comunicação comunitária, comunicação organizacional, alternativa, marketing, interpessoal. Atualmente desenvolvo pesquisas nos Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Bona, N. C. (2017). Análise da presença dos conceitos de jornalismo e de alternativo no site Carta Maior. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 4(1), 53–72. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9910

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade