DA "HORA" PESSOANA

Autores

  • Annabela Rita Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v38i2.9432

Palavras-chave:

crítica literária

Resumo

Inscrevendo a obra Mensagem (1934) no seu contexto, evidencia-se a sua complementaridade e sintonia com um conjunto de outras realizações que exprimem uma leitura da história de Portugal, encarando-o como um país com projecto, missão e ideário. Este trabalho pretende analisar a relação entre a obra e a sua contemporaneidade, mas também entre ela e a patrimonialidade (material e imaterial) nacional que a acompanhou, precedeu e sucedeu, configurando uma museologia identitária nas artes, nas letras e nas ciências. Esta reflexão visa, também, compreender de que modo a obra Mensagem se integra numa estratégia pessoana de construção de identidade autoral nas Letras.

Biografia do Autor

Annabela Rita, Universidade de Lisboa

Doutorada em Literatura Portuguesa e com Agregação em Literatura, que trabalha na sua relação com as outras artes, é professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora/Investigadora Visitante de diversas universidades (Brasil, Espanha, Itália, Varsóvia), é Presidente da Academia Lusófona Luís de Camões, do Instituto Fernando Pessoa – LPCL (da SHIP) e da Assembleia Geral da CompaRes (International Society for Iberian-Slavonic Studies), Vice-Presidente do Conselho Científico do Instituto Europeu de Ciências da Cultura – Padre Manuel Antunes, Coordenadora do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias), integra as Direcções da Associação Portuguesa de Escritores, do Observatório da Língua Portuguesa e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a Comissão Científica Internacional da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), os Conselhos Científicos e Consultivos de diversas instituições, plataformas interinstitucionais (Letras Com(n)Vida, CILEC – Congreso Internacional de Literatura Española Contemporánea) e de Edições de Obras (Obra Completa do Padre António Vieira, 30 vols., etc.), tendo sido membro fundador de algumas, etc.

Com direção e consultoria de várias coleções, revistas (Letras Com(n)Vida, Anuário de Literatura, Études romanes de Brno, Revista da Anpoll, etc.), Congressos Científicos (inter)nacionais, Biblioteca online (Lusosofia), edição de autores, coordenação de obras, participação em júris de prémios literários nacionais e internacionais. Obras principais: Luz e Sombras no Cânone (2014), Focais Literárias (2012); Paisagem & Figuras (2011); Cartografias Literárias, 2010 (2010; S. Paulo, 2012); Itinerário (2009); No Fundo dos Espelhos (2 vols., 2003-07), Emergências Estéticas (2006); Breves & Longas no País das Maravilhas (2004); Labirinto Sensível (2003); Eça de Queirós Cronista (1998).

 

Downloads

Publicado

2017-06-10

Edição

Seção

Dossiê temático