PRÁTICAS DE LEITURA DE EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE OS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Ivonete de Souza Susmickat Aguiar Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Nair Floresta Andrade Neta Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8179

Palavras-chave:

Práticas leitoras, Jovens e Adultos, Formação do leitor

Resumo

Este trabalho tece reflexões sobre as práticas de leitura de educandos jovens e adultos, de uma escola pública brasileira, a fim de compreender os percursos de formação desses sujeitos-leitores. Para isso, delimitamos como objeto de análise as narrativas de uma turma de concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e adotamos como metodologia a abordagem experiencial, conforme estudos de Josso (2004; 2010). As narrativas biográficas dos jovens e adultos colaboradores evidenciaram que esses educandos associam, fortemente, a leitura às necessidades pragmáticas da vida e que suas práticas leitoras mantêm relação com atividades desenvolvidas dentro e fora da escola.

Biografia do Autor

Ivonete de Souza Susmickat Aguiar, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BAHIA, e especialista em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Nair Floresta Andrade Neta, Universidade Estadual de Santa Cruz

É doutora em Didáctica de las Lenguas y la Literatura, pela Universidade Complutense de Madrid. Professora de Espanhol, Adjunto A, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes. Atua como docente no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UESC.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Dossiê temático