Interação verbal oralizada no gênero discursivo aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8037

Palavras-chave:

Interação verbal oralizada no gênero discursivo aula, Dialogismo problematizador freireano, Análise da Conversação.

Resumo

Resumo: Intenciona-se nesse artigo, investigar a dinâmica interacional educador-educandos, oralizada em suas mais ostensivas estratégias discursivas utilizadas (através da Análise da conversação) durante a seção de pré-leitura em uma oficina realizada em uma turma de Ensino Médio da Educação Básica da rede pública de Santa Maria, RS. O organograma procedimental elaborado para as oficinas em questão orientam-se pelo dialogismo-problematizador freireano, de modo que se procurará evidenciar sua viabilidade para um ensino que beneficie a construção conjunta do conhecimento, por meio de intervenções centradas em perguntas orais, ou questões orais problematizadoras dirigidas ao processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Felipe Freitag, Universidade Federal de Santa Maria-Programa de Pós Graduação em Letras.

Mestrando em Estudos Linguísticos pelo PPGL-UFSM, no último semestre de sua pós-graduação. Vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Interação.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Artigos Tema Livre