A Referenciação em textos de alunos de cursinho pré-vestibular. Doi: 10.5212/Uniletras.v.31i2.009025

Autores

  • Elisângela Lima Vagula Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Aline Emilio UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1888

Palavras-chave:

Texto-discurso, Referenciação, Análise.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a referenciação em textos de alunos de cursinho pré-vestibular. Tendo em vista que a referência é um dos fatores importantes na progressão textual, optamos por analisar textos de alunos de cursinho por acreditarmos que tais textos podem nos oferecer condições favoráveis de análise, uma vez que esses alunos já passaram por várias etapas do processo de escolarização e se preparam para o vestibular. Recorremos a autores que tratam dos conceitos de texto e discurso, tendo em vista que nosso olhar recai sobre a construção do texto, por meio do processo de referenciação. Primeiramente, faremos um aclaramento sobre os conceitos de texto e discurso e, em seguida, passaremos à referenciação. Buscaremos apoio em autores que se dedicam à linguística textual, dando ênfase aos estudos de Koch (1997, 2002), os quais oferecem embasamento para análise dos textos que fazem parte deste trabalho.

Downloads

Publicado

2011-02-14

Edição

Seção

Artigos Tema Livre