A INTERTEXTUALIDADE E A PARÓDIA NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO BRASILEIRO – UMA LEITURA DOS ROMANCES A REPÚBLICA DOS BUGRES E CONSPIRAÇÃO BARROCA, DE RUY REIS TAPIOCA

Autores

  • CRISTIANO MELLO OLIVEIRA UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.10023

Palavras-chave:

Intertextualidade, paródia, Novo Romance Histórico brasileiro, A República dos Bugres e Conspiração Barroca, de Ruy Reis Tapioca.

Resumo

É muito comum ouvirmos dizer que as palavras, assim como a própria linguagem literária, constituem materiais permanentes de vários romancistas. Não é por acaso que a natureza do romance histórico, partindo para uma representação da realidade, é recriar episódios do passado, sejam remotos ou não, obsoletos ou esquecidos na própria atualidade. Assim é marca recorrente do Novo Romance Histórico a utilização de estratégias de escrita que recorram à paródia e à intertextualidade. O presente artigo investiga como são ofertados os tratamentos intertextual e paródico em relação às questões estéticas nos romances históricos A República dos Bugres e Conspiração Barroca, de Ruy Reis Tapioca. Como ferramental teórico, cada qual ao seu modo, temos: Hutcheon (1985); Dentith (2000); Wesseling (1991); Saymoault (2008), dentre outros importantes. Objetivamos deixar como contributo, algumas considerações a respeito das estratégias textuais da intertextualidade e da paródia que alguns romancistas estão utilizando nos últimos tempos a respeito do novo formato de romance histórico.

Biografia do Autor

CRISTIANO MELLO OLIVEIRA, UFSC

Doutor e mestre em Literatura pela UFSC. Especialista em Sociologia Politica UFPR. Especialista em Literatura Brasileira e Historia Nacional UTFPR. Possui graduação em Letras Português Inglês e Pedagogia. Ministrou várias palestras sobre Literatura e Cultura Brasileira no Brasil e no exterior. Integra o grupo de pesquisa Literatura e História, sob coord. da Prof Dra Patricia Peterle. Realizou estágio PDSE-Capes na Universidade do Porto, onde foi orientado pela prof. Dra. Zulmira Coelho. Atua nas seguintes temáticas de investigação: Crônicas de viagens, Mário de Andrade, Lima Barreto, Literatura e História, Novo Romance Histórico Brasileiro, Romance Contemporâneo.

Downloads

Publicado

2018-10-18