O consumo de alimentos no circuito inferior da economia urbana e a segurança alimentar na Vila Ouro Verde em Ponta Grossa PR

Autores

Resumo

O objetivo do texto é analisar a relação entre o consumo de alimentos no circuito inferior da economia urbana e a segurança alimentar. O debate proposto demonstra que a localização contribui na definição da posição de consumo, cabendo aos moradores pobres da periferia urbana um macroambiente alimentar em que se predominem os empreendimentos do circuito inferior. O recorte espacial da análise é a comunidade da Vila Ouro Verde situada no bairro Maria Otília, em Ponta Grossa-PR. Constatou–se que os preços mais elevados praticado nos comércios locais aliados a baixa qualidade dos produtos podem provocar a ocorrência da insegurança alimentar.

Biografia do Autor

Rogério Gomes dos Santos Gomes Santos

Mestrando em Geografia no Programa de Pós-graduação em Gestão do Território da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia da fome, segregação sócio - espacial e circuitos da economia urbana. A pesquisa de dissertação em desenvolvimento busca dar inteligibilidade ao fenômeno da fome urbana, são analisadas as influencias da segregação socio-espacial enquanto possibilidade de acesso as centralidade, aliadas a características econômicas de espaços socioespacialmente segregados a respeito dos atributos do circuito inferior da economia urbana originalmente defendida por SANTOS (1979).

Downloads

Publicado

2017-02-21

Como Citar

SANTOS, R. G. dos S. G.; GONÇALVES CUNHA, L. A. O consumo de alimentos no circuito inferior da economia urbana e a segurança alimentar na Vila Ouro Verde em Ponta Grossa PR. Terr@ Plural, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 230–250, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/7985. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos