Sistema Faxinal: Pesquisa na UNICENTRO e as perspectivas de estudos ambientais - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i2.0004

Autores

  • Edivaldo Lopes Thomaz Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Palavras-chave:

Sistema agrosilvopastoril. Processos ambientais. Metodologia.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo delinear o estudo do Sistema Faxinal (SF) por pesquisadores da UNICENTRO, caracterizar faxinais a partir de dados secundários e apontar tendências de estudos com enfoque ambiental. A produção sobre Faxinal na UNICENTRO cresceu significativamente a partir de meados dos anos 2000. Além disso, essa produção apresenta diversidade de abordagem sendo realizada no âmbito de três departamentos: História, Engenharia Florestal e Geografia. Os faxinais existentes atualmente são heterogêneos por se localizaremem diferentes sistemas ambientais. Propõem-se estudos ambientais em SF a partir de dois enfoques: tipológico (escala pequena) e processos ambientais (escala grande). O desafio da investigação dos processos ambientais é conhecer a dinâmica biofísica, estabelecer parâmetros e geobioindicadores de qualidade e degradação ambiental em Faxinal e aplicar métodos e técnicas para conservação de recursos naturais em áreas de faxinais.

Biografia do Autor

Edivaldo Lopes Thomaz, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (Licenciatura 1994 e Bacharelado 1995), mestrado em Geografia Física (Geomorfologia) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Geografia Física (Geomorfologia) pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou estágio na Universidade de Toronto em Geomorfologia Experimental e Erosão do Solo (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Chefe do Departamento de Geografia (02/2007 a 02/2009) e Professor do Programa de Mestrado em Gestão do Território, Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisador (Líder) do Grupo de Pesquisa: Estudo de Processos e Dinâmica em Bacia de Drenagem e membro do Comitê da Bacia do Jordão (2007/2009). Atua como revisor em periódicos na área de Geografia, Ciências Ambientais e Geociências. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Processos Geomorfológicos, Degradação e Conservação de Solo; b) Processos Geomorfológicos em Bacia de Drenagem; c) Epistemologia da Geomorfologia. Coordena o projeto "Desenvolvimento e aplicação de simulador de chuva em estudo de processos erosivos em área degradada" financiado pelo Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores "Programa Primeiros Projetos PPP/2006" (Fundação Araucária e CNPq) é pesquisador (colaborador) no Projeto "Aplicação de radionuclídeos ambientais na avaliação da erosão por medidas in situ (Apoio financeiro SETI/UGF).

Downloads

Publicado

2011-12-14

Como Citar

THOMAZ, E. L. Sistema Faxinal: Pesquisa na UNICENTRO e as perspectivas de estudos ambientais - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i2.0004. Terr@ Plural, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 199–212, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3086. Acesso em: 28 mar. 2024.