REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE GEODIVERSIDADE E PATRIMÔNIO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST) Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural http://orcid.org/0000-0003-4631-362X
  • Kátia Leite Mansur Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Ismar de Souza Carvalho Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Patrimônio, Geodiversidade, Conceito, Geopark Araripe, Santana do Cariri

Resumo

Santana do Cariri, no Ceará, demonstrou ser um caso apropriado para discussão sobre as relações existentes entre geodiversidade e patrimônio, através de uma abordagem mais integral, onde é considerada a percepção que a população tem sobre as riquezas geológicas existentes no seu lugar. As reflexões feitas a partir da realidade local permitiram subsidiar uma abordagem conceitual que deu origem a uma proposta de definição para o termo patrimônio geológico. Conhecer a realidade e considerar as tradições dos locais tornam-se essenciais para definir, divulgar e gerenciar conflitos que possam levar à perda patrimonial, fazendo a população se tornar parte integrante do processo que leva à geoconservação.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

DE CASTRO, A. R. de S. F.; MANSUR, K. L.; CARVALHO, I. de S. REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE GEODIVERSIDADE E PATRIMÔNIO: UM ESTUDO DE CASO. Terr@ Plural, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 383–403, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/12067. Acesso em: 28 mar. 2024.