ESTRATÉGIAS DE VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE GEOMORFOSSÍTIOS DA MICRORREGIÃO DE PICOS (PIAUÍ), COM VISTAS A SUA UTILIZAÇÃO PELO GEOTURISMO

Autores

  • José Francisco de Araújo Silva Centro de Educação a Distância - Universidade Federal do Piauí, UFPI
  • Hikaro Kayo de Brito Nunes Universidade Estadual do Maranhão, UEMA
  • Claudia Maria Sabóia de Aquino Universidade Federal do Piauí, UFPI

Palavras-chave:

Geomorfossítios, Estratégias de valorização e divulgação, Geoturismo, Picos (PI).

Resumo

Sustentado na visão de que se torna necessário a elaboração de ações para preservação e disseminação de informações relacionadas a áreas com grande importância geológica e geomorfológica, o estudo que se segue tem como objetivo apresentar estratégias de valorização e divulgação dos potenciais geomorfossítios localizados na microrregião de Picos, no estado do Piauí. A metodologia foi pautada em atividades de gabinete e de campo, utilização do Google Earth e de programas de computador para a confecção e design gráfico das estratégias. Isto posto, os cinco geomorfossítios analisados receberam as seguintes estratégias: roteiro geológico-geomorfológico (geoturístico), painéis informativos e interpretativos, folders, guias de bolso, cartões-postais, websites e contas em redes sociais e geoprodutos (chaveiros e squeeze).

Biografia do Autor

José Francisco de Araújo Silva, Centro de Educação a Distância - Universidade Federal do Piauí, UFPI

Mestre em Geografia – Tutor à Distância CEAD-UFPI

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Universidade Estadual do Maranhão, UEMA

CESC/UEMA, São Luis, MA

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

SILVA, J. F. de A.; NUNES, H. K. de B.; AQUINO, C. M. S. de. ESTRATÉGIAS DE VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE GEOMORFOSSÍTIOS DA MICRORREGIÃO DE PICOS (PIAUÍ), COM VISTAS A SUA UTILIZAÇÃO PELO GEOTURISMO. Terr@ Plural, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 332–345, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/11053. Acesso em: 24 abr. 2024.