A vida em segundo plano: produção de conhecimentos histórico-educacionais a partir de fotografias do desastre ambiental de Mariana-MG<br> Life in the background: photographs and production of historical-educational knowledge

Autores

  • Nara Rubia Carvalho Cunha (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20170024

Resumo

 

 Neste texto parto de uma experiência de produção de conhecimentos histórico-educacionais realizada em 2016 junto a estudantes secundaristas de uma escola estadual de Ouro Preto-MG, em diálogo com fotografias do ensaio fotográfico Além da Lama, o qual focaliza a destruição do subdistrito Paracatu de Baixo, de Mariana/MG, atingido pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco Mineradora, em novembro de 2015. Em seguida, inicio uma reflexão sobre os usos da fotografia como documento em aulas de História, abordando seu caráter polissêmico e os desafios teórico-metodológicos dele decorrentes.

 

 

 In this text I start with an experience of producing historical-educational knowledge in dialogue with photographs of the photographic essay “Além da Lama", which focuses on the destruction of the Paracatu de Baixo sub-district in Mariana / MG, affected by the rupture of the tailings dam Samarco Mineradora, in November of 2015. Then, I begin a reflection on the uses of photography as a document in History classes, addressing its polysemic character and the theoretical-methodological challenges arising from it.

 

 

 En este texto parto de una experiencia de producción de conocimientos histórico-educativos en diálogo con fotografías del ensayo fotográfico Además del Lama, el cual se centra en la destrucción del subdistrito Paracatu de Baixo, de Mariana / MG, alcanzado por el rompimiento de la represa de desechos Samarco Mineradora, en noviembre de 2015. A continuación, empieza una reflexión sobre los usos de la fotografía como documento en las clases de Historia, abordando su carácter polisémico y los desafíos teórico-metodológicos que se derivan.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nara Rubia Carvalho Cunha (UNICAMP)

Doutora e Mestre em educação- Unicamp

 

Downloads

Publicado

2018-02-01