Aulas de história para além das quatro paredes e do livro didático<br> History lessons beyond the four walls and the didactic book

Autores

  • Elison Antonio Paim (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Gilberto Luiz Salini (SED-RS) SED-RS

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20170023

Palavras-chave:

Ensino de História. Espaços de formação. Realidade escolar.

Resumo

 

 Este texto trata de uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Benedito, interior do município de Rio dos Índios – RS, com objetivo de repensar o processo ensino-aprendizagem em seu ambiente escolar. A escola encontra-se no território atingido pela instalação da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. Portanto, a partir do desenvolvimento de um projeto, passou-se a utilizar a instalação da Usina como espaço de estudo da realidade dos alunos, de modo que se compreendessem como sujeitos históricos. O trabalho foi realizado em 2009 com atividades fora da sala de aula, com visitas aos diferentes espaços e entrevistas com moradores, buscando o envolvimento dos alunos na construção de um conhecimento histórico.

 

 

 This text deals with an experiment carried out at the São Benedito Municipal School of Primary Education, in the city of Rio dos Índios, Rio Grande do Sul State, Brazil, in order to rethink the teaching-learning process in its school environment. The school is located in the territory affected by the installation of the Foz do Chapecó Hydroelectric Power Plant. Therefore, from the development of a project, the installation of the Power Plant was used as a space for studying the students' reality, so that they understood themselves as historical subjects. The work was carried out in 2009 with activities outside the classroom, with visits to different spaces and interviews with residents, seeking the involvement of students in the construction of a historical knowledge.

 

 Este texto trata de una experiencia realizada en la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental São Benedito, interior del municipio de Rio de los Indios - RS, con el objetivo de repensar el proceso enseñanza-aprendizaje en su ambiente escolar. La escuela se encuentra en el territorio alcanzado por la instalación de la Usina Hidroeléctrica Foz do Chapecó. Por lo tanto, a partir del desarrollo de un proyecto, se pasó a utilizar la instalación de la Usina como espacio de estudio de la realidad de los alumnos, de modo que se comprendieran como sujetos históricos. El trabajo fue realizado en 2009 con actividades fuera del aula, con visitas a los diferentes espacios y entrevistas con moradores, buscando el involucramiento de los alumnos en la construcción de un conocimiento histórico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elison Antonio Paim (UFSC), Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História de junho de 2014 a junho de 2016. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa e orientação de Tcc, mestrado e doutorado nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais.

Downloads

Publicado

2018-02-01