CONSIDERAÇÕES SOBRE A EFETIVAÇÃO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • Rafael Antônio Rodrigues

Palavras-chave:

Justiça Restaurativa. Conflito. Corresponsabilidade. Ordenamento Jurídico. Sistema Penal.

Resumo

Este estudo objetiva, através de análise teórico-doutrinal, observar o ordenamento jurídico brasileiro, com foco no enquadramento de práticas que possam ser consideradas restaurativas. Entende-se, neste contexto, a Justiça Restaurativa como uma nova metodologia de abordagem dos conflitos interpessoais, primando pela corresponsabilidade, valorização da pessoa ofendida e redescobrimento do sentido de pertença a um grupo social. Percorrendo o campo legislativo brasileiro, referente ao direito penal, pretende-se identificar o surgimento destas práticas restaurativas no âmbito legislativo, bem como seu possível enquadramento no sistema penal atual, tendo em vista a publicação da Resolução 225/CNJ.

Biografia do Autor

Rafael Antônio Rodrigues

Aluno da Faculdade Municipal de Direito de Franca. O artigo é resultado de trabalho pelo qual se analisou a viabilidade do uso de práticas restaurativas no âmbito do sistema penal brasileiro, sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Milton de Barros. Pertence tal pesquisa ao Departamento de Direito Público desta Instituição.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

RODRIGUES, R. A. CONSIDERAÇÕES SOBRE A EFETIVAÇÃO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9346. Acesso em: 25 abr. 2024.