A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO A FAVOR DA DEMOCRACIA: O DIREITO DA INFORMAÇÃO E LIVRE ESCOLHA NO CONSUMO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Autores

  • Brisa Arnoud da Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Consumo, Direito a informação, Alimentos transgênicos, Rotulagem.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo enfatizar a importância da informação frente as transformações sociais e científicas que ocorrem na  pós-modernidade. A pesquisa justifica-se diante da percepção de diferentes  obstáculos que se colocam frente ao acesso à informação idônea, não obstante o auge da Sociedade da Informação. Interesses políticos e econômicos afirmam-sedominantes com estratégias de manipulação da informação, com  aprogressiva massificação de informação  ao consumo imediatista; com o artifício do marketing empresarial da maquiagem verde de produtos e serviços (greenwashing);  com a omissão de rotulagem e informação em produtos e alimentos transgênicos e banalização dos riscos socioambientais. Desse modo, é oferecida uma descrição dos direitos e deveres à informação, à informação ambiental e informação do consumidor do Estado Socioambiental de Direito visando conscientizar o sujeito-consumidor sobre sua atuação positiva na sociedade, e instrumentalizar a  participação e controle social. O artigo foi desenvolvido pelo método2 indutivo3, por pesquisa bibliográfica e demais técnicas do referente e categoria.

Biografia do Autor

Brisa Arnoud da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestranda no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí - Univali/SC). Advogada, especializada em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Extensão em Instrumentos de Gestão Ambiental Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV. Graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul/SC.

Downloads

Publicado

2015-02-13

Como Citar

ARNOUD DA SILVA, B. A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO A FAVOR DA DEMOCRACIA: O DIREITO DA INFORMAÇÃO E LIVRE ESCOLHA NO CONSUMO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/7158. Acesso em: 28 mar. 2024.