DISCURSO ORGANIZACIONAL: UMA PESQUISA A SER EMPREENDIDA ENTRE AS ÁREAS DE COMUNICAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0003.

Autores

  • Marta Cardoso de Andrade Universidade Salvador

Palavras-chave:

Comunicação, Administração, Imagem Organizacional, Identidade Organizacional, Pesquisa.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a pesquisa interdisciplinar entre as áreas da Administração e a da Comunicação com foco na construção do discurso organizacional. Os estudos centrados nesse tipo de discurso são importantes para garantir a unidade comunicacional nas/das organizações, bem como auxiliar na construção de uma imagem empresarial positiva e coesa. O objetivo deste trabalho é entender como se empreende uma pesquisa centrada na compreensão de como esse discurso é construído e como ele auxilia na produção de uma imagem corporativa favorável. Para tanto, analisa-se uma peça publicitária do Banco do Brasil, utilizando a teoria da Comunicação Organizacional e a Análise do Discurso, linha francesa, a qual disseca o discurso com base nos elementos linguísticos e no co-texto que o compõe. Ambos são igualmente responsáveis pela construção de uma imagem atrelada aos valores praticados no próprio Banco e, consequentemente, que o favoreça mercadologicamente.

Downloads

Publicado

2013-08-14

Como Citar

ANDRADE, M. C. de. DISCURSO ORGANIZACIONAL: UMA PESQUISA A SER EMPREENDIDA ENTRE AS ÁREAS DE COMUNICAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0003. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 27–37, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4882. Acesso em: 29 mar. 2024.