A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA E SUA INFLUÊNCIA E RELAÇÕES COM OS INTERESSES PÚBLICOS, POLÍTICOS E TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL: O CASO DA PREFEITURA DE CASTRO – PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0006

Autores

  • Edson Gil Santos Júnior Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Assessoria de Imprensa, Jornalismo, Gestão Pública

Resumo

Atualmente a comunicação é uma importante ferramenta de divulgação das ações dos agentes públicos e com ela está a responsabilidade de apresentar informações de utilidade pública que façam a função de prestação de contas. Com a maior acessibilidade das mídias comunicacionais, permitidas pelo crescente avanço tecnológico, a mudança de comportamento do cidadão frente à cobrança dos serviços prestados pelos governos é crescente e, por este motivo, indispensável para a democracia. Através da comunicação na gestão pública, a população pode tomar ciência de ações em várias áreas, por exemplo, o emprego dos recursos públicos, a divulgação de políticas públicas, planejamento estratégico governamental, transparência e responsabilidade fiscal. Este artigo apresenta uma análise descritiva dos recursos midiáticos utilizados e os resultados do trabalho dos profissionais públicos da comunicação da Prefeitura de Castro no Paraná. O recorte temporal aborda as gestões de 2005-2008 e 2009-2012, em que os agentes de comunicação buscaram preparar os gestores, ou seja, os secretários municipais e o próprio prefeito, a fim de utilizarem a imprensa a favor dos interesses públicos e de gestão para cumprirem de forma eficiente o papel de informar a população de maneira inclusiva aos interesses político-econômico-sociais, não se limitando à promoção pessoal dos cargos eletivos.

Biografia do Autor

Edson Gil Santos Júnior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista formado pela UEPG, pós-graduado em Gestão Pública

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, E. G. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA E SUA INFLUÊNCIA E RELAÇÕES COM OS INTERESSES PÚBLICOS, POLÍTICOS E TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL: O CASO DA PREFEITURA DE CASTRO – PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0006. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 193–202, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4073. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos