A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO DA MESORREGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0005

Autores

  • Marines Orlandi UNEMAT/Sinop/MT
  • Zelimar Soares Bidarra UNIOESTE/Toledo/PR
  • Arnaldo Taveira Chioveto UNIOESTE/Toledo/PR

Palavras-chave:

Desenvolvimento Urbano. Mato Grosso. Políticas Públicas. Território.

Resumo

 O estudo identifica a interferência das políticas públicas para o processo de ocupação e urbanização da mesorregião Norte Mato-grossense, a partir de 1970. Mostra o papel do Estado-Nação no surgimento e crescimento de um Estado, com uso de fomento de recursos e infraestrutura básica para ocupação de um contingente de população que vinha das migrações internas do país. Com uso de análise bibliográfica e documental, mostra a expansão do espaço urbano, as modificações e estruturações da mesorregião. Com tal análise, a reestruturação territorial, mediante a oferta de infraestrutura básica (iluminação elétrica, água canalizada e instalações sanitárias), fortaleceu a área urbana e suas atividades fundamentais de geração de trabalho e renda. A compreensão a que se chega é que tal fato tem refletido significativamente no crescimento e concentração populacional, tanto no aspecto da urbanização das cidades, como nos da economia urbana e regional.

Biografia do Autor

Marines Orlandi, UNEMAT/Sinop/MT

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo-PR. Bolsista CAPES. Mestre em Administração pela Faculdade Integrada de São Paulo - FAESP. Professora efetiva do colegiado de curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop-MT.

Zelimar Soares Bidarra, UNIOESTE/Toledo/PR

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Doutorado em Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Professora adjunta do colegiado do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. 

Arnaldo Taveira Chioveto, UNIOESTE/Toledo/PR

Graduação em Tecnologia Civil de Obras em Solos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Toledo/Paraná.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

ORLANDI, M.; BIDARRA, Z. S.; CHIOVETO, A. T. A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO DA MESORREGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0005. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 179–192, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4038. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos