A CRIAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.18i1.00007

Autores

  • Lucia Mara de Lima Padilha

Resumo

Até a divisão da sociedade em classes antagônicas a educação nas sociedades primitivas acontecia naturalmente; as crianças imitavam e reproduziam os atos realizados pelos adultos em suas atividades rotineiras. A partir dessa divisão a instrução se divide e a escola passa a atender a classe de proprietários de forma diferenciada daquela dos que nada possuem. Criada na antiguidade, essa escola desempenhou um importante papel na propagação das desigualdades sociais, uma vez que com a transformação da sociedade a educação passa a ter fi ns e objetivos defi nidos, elaborados pela classe dominante com vistas a garantir sua posição na sociedade.

Biografia do Autor

Lucia Mara de Lima Padilha

Bolsista PIBIC/CNPq/UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/ HISTEDBR.

Downloads

Publicado

2011-07-29

Como Citar

PADILHA, L. M. de L. A CRIAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.18i1.00007. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 61–66, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3459. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos