A EJA E A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA ELVIRA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.18i1.00002

Autores

  • Rita de Cássia Oliveira
  • Paola Andresssa Scortegagna
  • Flávia da Silva Oliveira

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação permanente, Política educacional,

Resumo

O contexto atual revela uma sociedade em constante movimento, com intensas mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais, apresentando num ritmo aceleradonovos desafios e possibilidades para a população. Nesta realidade, a educação se insere como um poderoso instrumento de modernização e avanço social. Diante disso, o presente trabalho objetiva uma reflexão sobre a educação de jovens e adultos(EJA) no Brasil, focando em especial a criação e implementação da EJA na Escola Municipal Professora Maria Elvira Justus Schimidt, a qual se encontra na zona rural do município de Ponta Grossa - Paraná. A pesquisa também tem como objetivo identificar o perfil dos alunos que frequentam essa modalidade de educação na referida escola. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e interpretativa. Como instrumentos foram utilizados questionários, os quais foram aplicados aos alunos da educação de jovens e adultos da escola pesquisada. Como resultado, constatou-se que os alunos entrevistados têm consciência da importância que o conhecimento sistemático possui em suas vidas e também em seu trabalho, possibilitando a melhoria das condições de ascensão na carreira ou a busca de uma melhor oportunidade. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por esses alunos, percebe-se sua perseverança em procurar uma escola e continuar a trajetória estudantil, um dia interrompida por diversos fatores. Comprova-se, então, que os alunos da EJA possuem grande interesse pelos estudos, visualizando a possibilidade de superação das difi culdades e adversidades por meio da educação. Percebe-se que a EJA constitui uma modalidade de educação cada vez mais reconhecida socialmente e considerada pelos alunos como possibilidade de resgate da cidadania e ascensão social e profissional.

 

Biografia do Autor

Rita de Cássia Oliveira

Doutora em Educação. Professora Associada e Professora Permanente do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação da Universidade Estadualde Ponta Grossa. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade.

Paola Andresssa Scortegagna

Pedagoga. Mestre em Educação. Professora da Universidade Aberta para a Terceira Idade, na UEPG.

Flávia da Silva Oliveira

Bacharel em Direito. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Coordenadora e Professora do Curso de Direito da Faculdade União. Professora da UniversidadeAberta para a Terceira Idade, na UEPG.

Downloads

Publicado

2011-07-29

Como Citar

OLIVEIRA, R. de C.; SCORTEGAGNA, P. A.; OLIVEIRA, F. da S. A EJA E A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA ELVIRA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.18i1.00002. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 21–27, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3455. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos