A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO INTERIOR DAS GERAES : UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO GRUPO ESCOLAR DE VILLA PLATINA (1908-1950) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i2.199207

Autores

  • Bêtania de Oliveira Laterza Ribeiro UFU
  • Elizabeth Farias da Silva UFSC
  • Sauloeber Tarso de Souza UFU
  • Claudia Oliveira Cury Vilela UFU
  • Sirlene Cristina de Souza UFU
  • Valéria Aparecida de Lima UFU

Palavras-chave:

Instrução primária, Grupo escolar, Política educacional,

Resumo

O Grupo Escolar de Villa Platina teve origem nos primórdios da República, com a inauguração dos três primeiros grupos escolares do Triângulo Mineiro, por volta de 1908. Entre eles, o de Villa Platina, nome do atual município de Ituiutaba. O objetivo desta comunicação é apresentar questões relativas ao Grupo Escolar João Pinheiro, circunscrevendo uma análise histórico-crítica que se estende dos primórdios até meados do século XX. A concretização do primeiro Grupo Escolar em Villa Platina, atualmente município de Ituiutaba, se deu no início do século XX, no contexto da organização da República, quando ocorreram as tomadas de providências no sentido de promover a racionalização administrativa do Estado brasileiro. O majestoso edifício do Grupo Escolar de Villa Platina tinha como proposta tornar visível o ideal republicano, sendo imponente na cena urbana, numa materialização dos valores e modo de vida da elite local. O arranjo elitista desta moderna escola bifurca-se na década de 1930, com a iniciativa de "homens de cor". Tal iniciativa contou com o apoio do prefeito da época, em um acordo que não circunscrevia a esfera pública-legal. A escola foi denominada "13 de maio", nome este alterado em 1940 para "Escola Municipal Machado de Assis". Os  descendentes de escravos africanos utilizavam o prédio do antigo Grupo Escolar de Villa Platina na calada da noite. Trabalhadores da construção civil e empregadas domésticas  desenhavam o perfi l dos discentes, conforme entrevistas efetivadas com idosos ainda vivos, egressos da "13 de maio" e da "Escola Machado de Assis". Assim, corpos e mentes moldados no lugar/espaço da escola recebiam esperanças de adentrar em "um novo mundo", agora com coordenadas geográfi cas invertidas. No entanto, alguns alunos desistiam dos estudos, em decorrência do cansaço resultante de longas jornadas de trabalho. Posteriormente, o Grupo Escolar João Pinheiro acolheu o segundo Grupo Escolar de Ituiutaba por 17 anos, grupo este chamado "Grupo Escolar Idelfonso Mascarenhas da Silva". A abordagem metodológica escolhida foi a coleta, reunião e interpretação de documentos escritos e da legislação vigente do período em questão, como também da memória dos ex-alunos e professores dessas escolas. A análise das investigações iniciais, após pesquisa em jornais e revistas do município, da época em estudo e do confrontamento com fontes orais, revelam que o Grupo Escolar João Pinheiro, majestoso em sua gênese, com a "rotinização" do "ensino primário" conseguiu transcender aos parâmetros educacionais iniciais republicanos, consolidando, assim, sua função social de servir indistintamente.

Biografia do Autor

Bêtania de Oliveira Laterza Ribeiro, UFU

Betãnia de Oliveira Laterza Ribeiro é padagoga, com mestrado pela UFU e doutorado pela USP-SP. Possui pós doutorado em Psiquiatria, psicologia médica e neurologia pela USP/RP. É professora adjunto II pela UFU/MG.Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia da FACIP/UFU e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação linha de História e historiografia da UFU. Pertence ao núcleo de pesquisa NEFHE da UFU.  

Downloads

Publicado

2010-10-28

Como Citar

RIBEIRO, B. de O. L.; DA SILVA, E. F.; DE SOUZA, S. T.; VILELA, C. O. C.; DE SOUZA, S. C.; DE LIMA, V. A. A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO INTERIOR DAS GERAES : UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO GRUPO ESCOLAR DE VILLA PLATINA (1908-1950) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i2.199207. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 199–207, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2886. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos