A criança, o brincar e o corpo: possibilidades a partir da teoria de Friedrich Froebel - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.101106

Autores

  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Daiana Camargo UEPG
  • Sivia Christina Madrid Finck UEPG

Resumo

Considerando a ênfase dos estudos em educação a respeito do brincar e sua valorização no ambiente escolar, remetemo-nos, neste artigo, à história da educação infantil, mais precisamente às  propostas de Friedrich Froebel, objetivando desenvolver uma análise da função do brincar no desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Tratamos, a seguir, do papel do brincar para a escola, na perspectiva de uma educação integral e inclusiva, que atenda às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Tendo em conta as especifi cidades do brincar, abordamos a necessidade de refl exão acerca do brincar corporal como meio facilitador do desenvolvimento integral e da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2010-09-08

Como Citar

NASCIMENTO, M. I. M.; CAMARGO, D.; FINCK, S. C. M. A criança, o brincar e o corpo: possibilidades a partir da teoria de Friedrich Froebel - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.101106. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2875. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos